Na noite dessa terça-feira (7), a Equipe de Plantão da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estava realizando fiscalização em frente à Unidade Operacional da PRF em Rio Branco (AC), quando os policiais abordaram duas pessoas que seguiam em uma motocicleta, por volta das 22 horas.
Em posse dos viajantes, foram encontrados 03 (três) animais silvestres mamíferos, conhecidos popularmente como “tatu-peba”. De acordo com o Art. 29 da Lei 9.605/98, configura crime ambiental: “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Instituto do Meio Ambiente do Estado do Acre (IMAC), os indivíduos pegos em flagrante, após assinarem o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), foram liberados e posteriormente responderão judicialmente.
Entre 2018 e 2019, a PRF/AC realizou 12 (doze) flagrantes de crime ambiental nas rodovias BR-364 e BR-317. Foram capturados no total 6 (seis) animais diversos e 14 (catorze) pessoas detidas.