O Acre se mantém, com todas as três regionais do estado, na classificação amarela do Pacto Acre Sem Covid, que é programa de retomada das atividades econômicas após a pandemia causada pelo novo coronavírus. A classificação amarela está em vigor desde o mês de agosto.
“Migrar para a bandeira verde é possível, mas precisamos ter redução de indicadores. Não estamos tendo redução das internações, nem dos indicadores de internações em UTI. Sem isso, não podemos avançar para a bandeira verde”, diz Karoline Sabino, coordenadora do grupo Acre Sem Covid.
Com a manutenção da classificação, as atividades permanecerão funcionando da mesma forma, com as limitações já impostas por decreto. A equipe do Comitê detalha, contudo, que com os indicadores em condição de “platô”, ou seja, praticamente estagnados, a situação igualmente próxima à classificação laranja.
“O que vemos são pessoas nos parques, onde estão proibidas as aglomerações, praticando atividades, utilizando esses espaços. Estamos mais perto da bandeira laranja, do que da verde, é bom que isso fique claro”, completou Sabino, ao destacar que a próxima reunião da equipe, para anuncio dos resultados classificatórios, deve ocorrer no dia 18 de setembro.