Estudantes da Ufac interditaram na tarde desta quarta-feira (7) a BR-364 no trecho da rotatória de acesso à universidade em protesto contra o corte de R$ 5, 4 milhões no orçamento da instituição.
Os acadêmicos ergueram faixas e cartazes citando “roubo” do governo federal na educação e repudiaram o governo de Jair Bolsonaro.
Na segunda-feira passada, a reitora Guida Aquino emitiu uma nota no site oficial da instituição criticando o congelamento de verbas.
No documento, Guida classificou o ato como dramático, e se opôs totalmente a tal decisão, que classificou como “irresponsável”,tomada a um mês do final do atual mandato de Bolsonaro.
A gestora afirmou que a Ufac não conseguirá pagar as bolsas e auxílios, impactando negativamente em vidas que dependem do aporte para manter estudos e alimentação.
Além disso, sem financeiro, a Ufac não poderá também executar despesas como pagamentos de contratos de limpeza, luz, água, telefone, vigilância, fornecedores do Restaurante Universitário (RU) e dentre outras.