Dezenas de estudantes da Universidade Federal do Acre apresentaram sintomas de intoxicação alimentar após consumirem refeições do Restaurante Universitário da instituição nesta quarta-feira, 10. A denúncia é do Diretório Central de Estudantes da Ufac que exigiu explicações da universidade.
O DCE acionou a Vigilância Sanitária para apurar o que ocorreu no RU e outros casos de denúncias envolvendo os bebedouros.
"Trata-se de algo da maior gravidade, estudantes que muitas das vezes têm no RU sua única possibilidade viável de fazer suas refeições diárias, não podem ter sua alimentação negligenciada de forma alguma", protesta o Diretório Central dos Estudantes.
Outros casos de intoxicação na Universidade já foram registrados.
Em nota, o Restaurante Universitário informou que
não identificou problemas nos gêneros alimentícios, na água, e na preparação das refeições servidas na quarta-feira.
"As refeições preparadas diariamente seguem as Boas Práticas de Fabricação (BPFs), estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com manipuladores de alimentos capacitados e supervisionados por nutricionistas".
A nota da Universidade diz ainda que "o bife ao molho de acerola, apresenta sabor acido, típico da fruta, o que pode ocasionar estranheza ao paladar" e que a "salada com feijão branco, cenoura cozida e ervas finas, pode apresentar aroma e sabor forte".
O RU acrescentou que "para garantir a segurança alimentar e o controle de qualidade, as refeições são degustadas diariamente pela a equipe técnica do restaurante antes de ir para distribuição".
Estudantes têm sintomas de intoxicação após refeições no RU da Ufac; Restaurante vê provável "estranheza ao paladar"
Luciano Tavares, do Notícias da Hora