Livia Oliveira, Mateus Lima, Auricélio Datena, Francinete Oliveira e Eduardo Santos, estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Humberto Soares, tiveram uma experiência diferente na tarde da última quinta-feira (2) em Rio Branco quando conheceram pela primeira vez a estrutura de uma rádio do sistema público de comunicação.
A agenda do contraturno faz parte da ideia desenvolvida pelos próprios alunos com apoio da diretora Juliana Marinho e a supervisão do professor de física, Gilson Figueiredo. “Essa proposta é trabalhada nas disciplinas diversificadas, uma maneira criada para que o aluno possa aprender o conteúdo que tem no currículo escolar, trabalhado de maneira diferente” comentou o professor Gilson.
Mateus Lima disse que costuma ouvir a rádio Aldeia na hora do esporte. Recepcionados pelo jornalista e radialista Jairo Carioca, eles conheceram as dependências da Rádio e TV Aldeia. Carioca falou sobre o diferencial da programação da rádio que tem finalidade educativa e cultural. A equipe ficou surpresa com o total de profissionais que trabalha nos bastidores da emissora.
“Eles manifestaram o interesse em desenvolver uma rádio na escola, a ideia é estreitar conhecimentos e elaborar a partir desta visita na Rádio Aldeia, um plano piloto e elaborar uma programação voltada a escola integral” comentou o professor.
Na sala de edição, o jornalista Jonathan Costa e o sonoplasta Jean Ney, explicaram como se produz uma matéria utilizando sonoras captadas por repórteres nas ruas. “O editor precisa limpar a sonora, eliminado longos períodos de silêncio, tosses, respiração e outras imperfeições para que a informação chegue com qualidade ao ouvinte” explicou Jean Ney.
No estúdio de gravação, o sonoplasta Giovanni Acioly falou dos equipamentos necessários e softwares de edição de áudio e programação para colocar uma rádio no ar. Os alunos participaram ao vivo do programa Cultura no Balde (exibido toda quinta-feira das 16 horas às 17 horas) apresentado pela dupla Diego Soares e Marcia Moreira.
“Foi emocionante participar da programação. É muito diferente estar ao vivo” disse Livia Oliveira.
Na próxima semana será a vez de profissionais da Rádio Aldeia visitarem a Escola Humberto Soares e participarem de uma oficina para elaboração do projeto piloto de implantação de um estúdio de rádio nas escolas integrais do Estado.
“Fomos procurados pela direção da escola e o professor Figueiredo, isso nos orgulha muito. Pensar que podemos contribuir como canal de comunicação com a comunidade escolar, a promoção da interdisciplinar, o desenvolvimento da escrita através da linguagem radiofônica é tudo que determina o governador Gladson Cameli e a secretária Silvânia Pinheiro” disse Jairo Carioca, diretor da Aldeia FM.