O ex-vereador de Rio Branco João Marcos Luz usou as redes sociais nesta quarta-feira (20) para denunciar a falta de assistência por parte da Saúde do Acre ao idoso José Aldenir Pluma de Brito, de 63 anos. O idoso sofre de cálculo renal, no popular, “pedras no rins”.
De acordo com o relato da filha de José Aldenir, Alreisa Isis Brito, compartilhado por João Marcos Luz, o aposentado foi atendido na Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), porém já teve o processo cirúrgico remarcado por quatro vezes.
“Meu pai foi internado na Fundhacre, passou por procedimentos, muito bem atendido até então. Veio para casa aguardar cirurgia para retirada dos cálculos e usando cateter, nesse aguardo tem sentidos dores, urina sangue e essa cirurgia já foi remarcada por 4 vezes sem explicação. Há mais de um mês adiando cirurgia. Quero mais uma vez pedir aos amigos e familiares que compartilhem não só por meu pai, mas também pelo que estão na fila de espera há anos sem resposta”, disse a filha.
Alreisa Brito conta, ainda, que o pai está fraco e tomando apenas dipirona para aliviar as dores. “Tem outros problemas de saúde que estão piorando a cada dia. Está fraco, não se alimenta, não está tomando nenhuma medicação a não ser dipirona que estamos dando por conta”, destaca.
João Marcos Luz reforçou o pedido da filha nas redes sociais ao denunciar o caso: “família sem saber o que fazer pede ajuda para atendimento na Saúde Pública do Estado”, escreveu.
O Notícias da Hora reserva o espaço para que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre) possam se manifestar a respeito do caso.