O atendimento na URAP Maria Barroso, da Prefeitura de Rio Branco, localizada na Estrada da Sobral, deve mudar o fluxo de atendimento a partir da próxima semana. A informação foi dada por fontes ligadas à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que estão surpresos com a atitude do secretário Frank Lima.
“O secretário pediu que fizessem um levantamento dos atendimentos, e viram que baixou muito. Como está pressionado para abrir mais pontos de vacinação, e tem faltado médicos, ele resolveu com a equipe da Semsa que a URAP lá tem que voltar a atender todo mundo, e não apenas suspeita de Covid”, relata o assessor do gestor.
Atualmente, a URAP atende apenas casos específicos de suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Essa decisão foi tomada ainda na gestão da ex-prefeita Socorro Neri, em março de 2020, quando a pandemia se iniciou. “Se isso acontecer agora, é possível que não haja organização para uma possível terceira onda”, alerta a fonte ligada a Frank Lima.
Por telefone, a coordenação da URAP não confirmou a mudança no fluxo, mas destacou que haverá uma reunião entre a equipe da Semsa para definir qual nova metodologia de atendimento será possível, com vistas em ampliar o acesso da população e, inclusive, a implantação do serviço de vacinação contra a Covid-19.
“Tudo ainda será conversado e analisado pela equipe. O secretário está muito preocupado com esse momento, e todos têm sido muito sensíveis à questão da pandemia. Essa informação de deixar de ser referência eu não tenho, muito pelo contrário”, comenta a coordenadora Maria Deugiane Souza.
Souza frisa ainda que a “gestão está trabalhando muito, ainda que o número de pessoas que procuram atendimento tenha reduzido para cerca de 60 ao dia”, esclarece. E completa: “A população que busca atendimento tem sido recebida, acolhida, com a gente diz, e tem sido orientada pela nossa equipe.”