Em nota divulgada nesta quinta-feira (5), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito – RBTRANS, informou que a sinalizaçãobhorizontal – faixa de travessia de pedestres – implantada nos cruzamentos da região central dessa cidade, nas cores azul e branca, “tem caráter totalmente didático a fim de chamar a atenção, trazendo maior visibilidade, aos transeuntes e condutores para a necessidade de respeito a faixa de pedestres e assim, garantir a segurança de todos àqueles que compõem o trânsito”.
Ainda segundo o órgão, “no que tange ao caráter legal, a matéria é regida pelo Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, Resolução CONTRAN 236 de 11 de maio de 2007 e art. 85 do Código de Trânsito Brasileiro, e, nas referidas normas, resta evidente as diretrizes necessárias para implementação de faixas de travessia de pedestres e nenhuma aponta a impossibilidade do destaque em azul efetuado por esta Superintendência”.
A manifestação do RBTrans ocorre após repercussão negativa nas redes sociais e em sites locais sobre a pintura das faixas de pedestres com fundo azul.