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Federação de Atletismo atualiza regras para realização de corridas de rua no Acre

Federação de Atletismo atualiza regras para realização de corridas de rua no Acre

A Presidência do Conselho de Administração da Federação Acreana de Atletismo (FACAt) publicou, em Nota Oficial, as novas regras para a emissão do Permit Bronze de Corrida de Rua, emitido pela entidade administradora do atletismo no Acre. O documento foi remodelado para dar maior transparência e praticidade nas emissões de autorizações.

Todas as corridas de rua ou ensaios realizados em áreas públicas ou até privadas, como parques ou campi universitários, por exemplo, precisam da emissão do Permit, que é o documento autorizador para que uma prova possa ocorrer. Isso independe da corrida ser ou não parte do campeonato estadual de corridas e tem como base o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

As regras para pagamento, conforme Portaria já publicada pela Presidência do Conselho de Administração, seguem vigentes. Todas as dúvidas sobre o tema podem ser sanadas diretamente com a Diretoria Executiva da FACAt ou com o Departamento Técnico, explica o presidente da entidade, o professor João Gomes Jácome.

“Essa é uma normativa de organização, cujas regras passaram a ser implementadas em 2013, justamente para que todas as corridas tenham perfil de legalidade e os participantes possam ter ainda mais direitos. Isso auxilia para que saibamos quais e onde estão acontecendo essas corridas, bem como quem são os responsáveis por essas provas”, frisa.

Outro benefício do Permit, segundo a instituição, é que com o certificado de autorização, a prova passa a ter regras claras para execução, incluindo a presença de ambulância, fiscalização, cumprimento das regras da modalidade, o que garante maior responsabilidade para com os atletas inscritos. Vale lembrar que os atletas pagam para correr em muitas das corridas, portanto, são consumidores.

“Hoje temos um público novo nas corridas, e eles precisam ter segurança nas provas. O Permit estabelece isso também. O calendário fica organizado e todos têm também o apoio de segurança necessário, por parte dos órgãos de trânsito, que hoje mantêm parceria com a Federação, e só liberam as ruas para corridas que cumprem a lei”, explica o gestor do Atletismo Acreano.

O documento pode ser acessado na área de Governança, clicando em Notas Oficiais ou no botão Corrida de Rua, no site da entidade, o www.atletismoacreano.com.br. O valor inicial das autorizações foi mantido, mas mas taxas outras, como as de arbitragem, medição e delegado de prova foram atualizadas, conforme Regimento de Taxas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).