..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Feriado de Carnaval será com chuvas e rios do Acre devem voltar transbordar, prevê Friale

O pesquisador meteorológico Davi Friale prevê que os próximos 10 dias de março de 2019, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru, serão de chuvas. A elevada umidade do ar – originária do oceano Atlântico – vai continuar comandando a atmosfera na região.

Assim, o feriadão de Carnaval, que se prolonga até quarta-feira (6), será com chuvas diárias em toda a região, porém, em alguns dias, num ou noutro lugar, pode não chover, mas o tempo permanecerá instável, com muitas nuvens. A temperatura, na maior parte do tempo, estará amena. Entretanto, onde o sol aparecer um pouco mais forte, o tempo ficará abafado, devido à alta umidade do ar.

Há possibilidade de ocorrência de chuvas volumosas, com raios, em alguns pontos, principalmente em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

Em Rio Branco e Porto Velho, as mínimas estarão oscilando entre 21 e 24ºC e as máximas, entre 28 e 31ºC, enquanto, em Manaus e Cuiabá, as mínimas estarão variando entre 23 e 26ºC e as máximas, entre 29 e 32ºC. Em Brasília, as mínimas variam entre 14 e 18ºC e as máximas, entre 25 e 29ºC e, em Goiânia, mínimas entre 17 e 21ºC e máximas, entre 28 e 32ºC.

Os ventos, em geral, estarão soprando fracos, às vezes moderados, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste, no Acre, Rondônia, Mato Grosso e sul do Amazonas. Já, no Distrito Federal, em Goiás e no centro e leste do Amazonas, estarão soprando da direção leste e variações de nordeste e de sudeste, também com fraca intensidade, porém, em alguns momentos, com rajadas.

NÍVEIS DOS RIOS SOBEM RAPIDAMENTE

As chuvas intensas dos últimos dias estão provocando rápida elevação dos níveis dos rios acreanos. Em Sena Madureira, por exemplo, em poucas horas da última quinta-feira (28), choveu mais de 100mm, e, em Assis Brasil, mais de 70mm.

Em Rio Branco, o feriadão será com o nível do rio Acre próximo ou até passando da cota de alerta, não se descartando a possibilidade do terceiro transbordamento deste verão. Nas últimas 24 horas, seu nível passou de 9,6m para 10,9m, ou seja, aumentou 1,4m.

O rio Juruá, em Cruzeiro do Sul voltou a subir, passando, em 24 horas, de 10,7m para 11,1m, tendo aumentado quase meio metro.

Na cidade de Sena Madureira, o rio Iaco também voltou a aumentar, passando de 9,1m para 9,9m, quase 1m, em menos de 24 horas.

Em Tarauacá, o rio poderá transbordar mais uma vez neste verão.