..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Filhos são os principais autores de crimes contra idosos na capital

Filhos são os principais autores de crimes contra idosos na capital

O delegado titular da Delegacia do Idoso, Thiago Fernandes, esteve no podcast Conversa Franca desta sexta-feira e trouxe números preocupantes quanto a denúncias de maus-tratos a pessoas idosas na capital acreana.

O delegado informou que com apenas sete meses de funcionamento, e com uma nova roupagem que conta com um delegado exclusivo para cuidar dessas investigações, mais de 180 inquérito já foram instaurados somente em 2021. São casos diversos que chegam por meio de denúncias anônimas ou de pessoas identificadas que procuram a delegacia.

Thiago Fernandes frisou que os crimes cometidos contra idosos são praticadas pelos próprios familiares, filhos, netos e parentes próximos.

“E isso é também interessante, você trabalhar nesse cenário que você começa a verificar o quanto é plural essa relação entre pai e filho. Enquanto em muitos casos de filhos que realmente maltratam com dolo mesmo com a intenção, e além de prejudicar os pais que se apropriam de vencimentos como o benefício do soldado da borracha e que é um valor razoável que deveria ser utilizado para custear alimentação e dar uma condição melhor para o idoso” , diz o delegado.

“Tem filhos também que são pensionistas que recebem aí 10 a 15 mil reais e muitas vezes o filho se apropria para utilizar aquele dinheiro para interesse próprio como também muitas vezes faz empréstimos... ou então, às vezes, a pessoa aposentada recebe R$ 3.500 e está recebendo 500 reais por mês... entretanto, o empréstimo que o filho de um idoso deste fez, nós visamos combater, e quero enfatizar que em sua grande maioria curiosamente os autores são familiares, filhos e que dificilmente é vizinho ou alguém fora do âmbito familiar”, destacou o delegado.

Assista a entrevista através do link: