Diana Cristina Lustosa explicou que o filhote de suçuarana nasce pintada para camuflar, mas com passar do tempo ela adere à cor avermelhada.
Nasceu no final de março no Parque Chico Mendes o terceiro filhote de onça vermelha reproduzida em cativeiro. A informação é da própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia). De acordo com a gestão do Parque, o filhote, uma fêmea, ficará em quarentena por 4 meses para adaptação. A pequena felina recebeuo nome de Pandora.
A espécie é rara e chama atenção da equipe técnica porque mostra que o cativeiro tem condições semelhantes ao habitat natural.
De acordo com a gestora do Parque, Diana Cristina Lustosa, o nascimento de uma espécie considerada em extinção é importante dada a relevância do material genético.
Mais detalhadamente, o médico veterinário Paulo Dias, que atua no Parque Chico Mendes, explicou sobre o nascimento do filhote de suçuarana, como também é conhecida a onça vermelha.
“Ela está em uma ambiente mais tranquilo, mais recluso do parque. Está com a mãe, está sendo amamentada. A gente está fazendo todo o acompanhamento. Depois disso vamos levar ela pra o recinto e tentar a adaptação dela com os outros animais, mas isso já é uma outra fase”, explicou o veterinário.
Dias enfatizou que o objetivo principal do parque é reprodução, estudo genético e educação ambiental. “A reprodução de qualquer animal, ela só acontece se o ambiente tiver harmonioso, ou seja se tudo estiver a favor dele: nutrição estiver excelente, a parte fisiológica estiver excelente. Se um desses não tiver 80%, o animal não reproduz. Então quando a gente tem uma reprodução, a gente fica feliz porque a gente está no caminho certo. E é um animal, principalmente os grandes felinos, que está na lista de animais em extinção. Isso dá mais vontade de continuar fazendo, do jeito que a gente estar fazendo pelo resultado que estamos alcançando”, disse Paulo Dias.
Atualmente o Parque Chico Mendes conta com 4 onças vermelhas e 1 pintada. Essa é a segunda vez que a onça vermelha se reproduz na unidade. A primeira vez foram dois filhotes, porém ambos morreram logo após o parto. Dias explicou que os animais nasceram com problemas respiratórios.