..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Friale diz que Acre terá 'frio polar gigante' e sugere 'campanha do agasalho'

Friale diz que Acre terá 'frio polar gigante' e sugere 'campanha do agasalho'

Como temos publicado desde o último sábado, uma onda de frio polar gigante vai penetrar na Amazônia e no Centro-Oeste do Brasil, a partir de sexta-feira (2/8/2019), derrubando a temperatura acentuadamente em todo o Acre e Rondônia e na maior parte de Mato Grosso, do Amazonas e de Goiás.

Esta deverá ser a mair forte e abrangente onda de frio dos últimos anos a atingir a região. Ventos fortes e ininterruptos, com rajadas entre 50 e 70km/h, começarão a soprar a partir de sexta-feira, devido à chegada de uma fortíssima frente fria.

A incursão de ar polar deixará o sábado e o domingo gelados, com sensação térmica, à noite, abaixo de 5ºC, em alguns pontos, para quem estiver exposto aos ventos no leste e no sul do Acre, onde se encontram, entre outras, as cidades de Rio Branco, Brasileia, Assis Brasil e Xapuri. Não será diferente no sul e oeste de Rondônia e no centro, sul e oeste de Mato Grosso, assim como no sul do Amazonas e nas regiões de planície da Bolívia e do sul da região de selva do Peru.

Será, no entanto, ao amanhecer de segunda-feira que as menores temperaturas serão registradas.

 

AMAZONAS ESFRIA MUITO

Essa onda de frio polar que se aproxima atingirá a maior parte do estado do Amazonas, despencando a temperatura em Boca do Acre, Eirunepé, Benjamim Constant, Tabatinga, Tefé e cidades próximas.

Desta vez, até a cidade de Manaus sentirá, levemente, os ventos polares soprando do sul, no sábado e no domingo, porém a temperatura terá, apenas, uma suave diminuição.

Após cruzar o Acre e o Amazonas, os ventos desta incursão polar chegarão até ao centro e sul da Colômbia, leste do Equador, sul da Venezuela e, muito fracos, ao extremo sul de Roraima.

Portanto, o ar frio da Antártica, já bastante fraco, cruzará a linha do equador, tal a intensidade com que avançará na região.

Serão atingidos também, mas com fraca intensidade, o Distrito Federal e o sul e sudoeste do Pará.

 

TEMPERATURAS MÍNIMAS APROXIMADAS

Na análise das condições atmosféricas feita por nós nesta quarta-feira (31/7/2019), projetamos novos recordes de frio de 2019 a ocorrer entre sábado e terça-feira, ao amanhecer. Confira:

– No Acre, entre 8 e 12ºC, em Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, e entre 12 e 16ºC, em Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Marechal Thaumaturgo;

– Em Rondônia, entre 8 e 12ºC, em Guajará-Mirim, Costa Marques e Vilhena, e entre 13 e 17ºC, em Porto Velho, Ariquemes e Cacoal;

– No Amazonas, entre 11 e 15ºC, em Boca do Acre, Pauini, e entre 13 e 17ºC, em Tabatinga, Benjamim Constant, Eirunepé e Lábrea;

– Em Mato Grosso, entre 5 e 10ºC, em Cuiabá, Cáceres e Comodoro, e entre 11 e 15ºC, em Juína e proximidades;

– Em Goiás, entre 5 e 9ºC, em Mineiros, Rio Verde e proximidades, e entre 9 e 13ºC, em Goiânia e proximidades.

Em Rio Branco e Brasileia, ou seja, no leste e no sul do Acre, onde os ventos sopram com mais intensidade, a sensação térmica poderá ficar próxima de zero para quem estiver exposto a tais ventos. Mesma sensação térmica deverá ocorrer em Cuiabá e na região do Pantanal, assim como no sul e oeste de Rondônia.

Diariamente, estaremos atualizando as informações sobre mais esta onda de frio polar a atingir a região.

 

CAMPANHA DO AGASALHO 2019 É URGENTE!

A terceira Campanha do Agasalho 2019 deve começar já, pois o frio é dolorido para quem não tem agasalhos suficientes!

Adote uma pessoa para agasalhá-la!