..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Fundação Garibaldi Brasil inicia catalogação do acervo histórico armazenado no Parque Capitão Ciríaco

Fundação Garibaldi Brasil inicia catalogação do acervo histórico armazenado no Parque Capitão Ciríaco

A Prefeitura de Rio Branco, através da Fundação Municipal de Cultura, Esporte e Lazer Garibaldi Brasil (FGB), iniciou nesta quarta-feira, 27, a catalogação do acervo histórico que está armazenado no Parque Capitão Ciríaco, um dos mais importantes espaços históricos e de lazer da capital acreana.

As cerâmicas, que são produtos arqueológicos e estão armazenados adequadamente, são responsabilidade dos governos municipal, estadual e federal. A catalogação do acervo é uma iniciativa da gestão atual.

Wellington Fraga, chefe do departamento de Patrimônio Histórico e Cultural, ressalta que esta ação “é um momento ímpar para o patrimônio histórico e material do município de Rio Branco, pois há mais de 15 anos esse acervo está aguardando esta atitude, e será nesta gestão que esse feito será concretizado.”

O processo de catalogação será realizado com a presença e fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), que após uma vistoria realizada em dezembro de 2022, observou que o parque apresenta condições de acomodar os acervos armazenados.

CATALOGA2

“O IPHAN está fiscalizando o armazenamento da cerâmica. Viemos pessoalmente verificar e estou feliz que está bem armazenado, além de ver a preocupação da gestão em levar para frente os projetos que estão parados. Vamos trabalhar em parceria e cumprir nosso papel de fiscalizar e de preservar o patrimônio arqueológico”, disse Stênio Melo, superintendente do Patrimônio Histórico Artístico Nacional do Acre.

O material arqueológico será estudado cientificamente pela pesquisadora e arqueóloga Raquel Frota Rodrigues, doutoranda em antropologia e arqueologia pela Universidad de Tarapacá, do norte do Chile. A catalogação deve integrar informações para garantir a conservação e a socialização desses bens, documentando-os através do Cadastro Nacional das Instituições de Guarda e Pesquisa do IPHAN.

Para iniciar a catalogação, uma cerimônia foi realizada na manhã desta quarta-feira, 27 de setembro, no Parque Capitão Ciríaco, o antigo seringal de cultivo que foi tornado área pública em 1994, quando passou a ser um Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Paisagístico e Ambiental dentro da cidade de Rio Branco.