Dados fazem parte do Levantamento de Governança e Gestão Públicas do Tribunal de Contas da União
O Instituto Federal do Acre (Ifac) é a 10ª instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica com melhor índice de gestão e governança do país, e a 3ª da região Norte. Os dados, que foram apresentados este ano pelo Tribunal de Contas da União (TCU), fazem parte do Levantamento de Governança e Gestão Públicas.
Conforme o relatório, o Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas do Ifac (iGG) é de 41%, em relação à capacidade de governança e gestão da instituição, como também sobre a implementação de boas práticas de liderança, estratégia e _accountability_, governança e gestão de TI, de pessoas e de contratações.
De acordo com o TCU, o valor referente ao IGG faz parte dos indicadores analisados pelo Tribunal de Contas da União, que desde 2017 vem unificando quatro tipos de levantamentos de governança realizados com foco nas organizações públicas.
Além de conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas, o relatório contribui ainda para induzir as instituições na realização de processos que resultem em melhorias na execução dos serviços públicos prestados.
Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou a possibilidade de mudança na forma de distribuir os recursos financeiros às instituições de ensino federal do país. O argumento, que foi apresentado pelo secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, destaca o Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG), como um dos indicadores determinantes nessa repartição das verbas.
O anúncio feito pelo secretário Arnaldo Barbosa de Lima Júnior destaca que o novo modelo de distribuição de verbas para as instituições federais de ensino já teria início em 2020.