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Into vai reforçar equipes de médicos e implantar nova metodologia de trabalho, os médicos diaristas

Into vai reforçar equipes de médicos e implantar nova metodologia de trabalho, os médicos diaristas

Integrantes da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Rio Branco e da Comissão de Acompanhamento às ações de Enfrentamento à Covid-19 da Assembleia Legislativa do Acre estiveram na manhã de hoje (17), no Into Acre, unidade referência no tratamento da covid.

De acordo com o diretor de Saúde, médico Osvaldo Leal, a partir de agora três médicos intensivistas vão atuar diretamente na UTI do Into Acre, reforçando a equipe de plantonistas já existente. Além disso, dois médicos infectologistas estarão “fazendo a rotina da infectologia, no que precisar”.

Ainda de acordo com Osvaldo Leal, a ideia é montar uma equipe de intensivistas no Into, embora este profissional seja difícil de encontrar disponível neste momento, isso porque muitos já atendem em outras UTIs da rede pública e particular.

Outra novidade apresentada aos parlamentares é a contratação de médicos diaristas, que reduzirão o tempo de espera das famílias por notícias de seus parentes que estão internados no Into e no Hospital do Idoso, nos leitos destinados à covid. Eles trabalharão seis horas diárias e repassarão ao final do expediente o boletim médico de cada interno. O boletim será repassado no final da manhã.

inovo

“Manter as funções deste médico que é de seis horas, que é fazer o contato diário com essas famílias. Serão 8 diaristas no Hospital de Campanha e três diaristas no Hospital do Idoso e esses diaristas vão ser responsáveis pela comunicação com essas famílias”, explicou.

O médico infectologista e deputado estadual Jenilson Leite (PSb) esteve acompanhando a visita. Ele voltou a cobrar sobre essa questão do processo de informação entre médicos e familiares. Osvaldo Leal assegurou ao parlamentar que as providências estão sendo adotadas para melhorar essa comunicação, como o uso de novas tecnologias para diminuir a “distância” entre familiares e pacientes, entre outros pontos.

Nesse sentido, Jenilson frisou que reconhece haver um esforço da equipe em melhorar o atendimento, mas a visita teve também o intuito de “trazer os reclames da população, o pedido de melhora no atendimento e consequentemente a gente possa ter melhor assistência para todos aqueles que estão precisando”, reitera o médico.