A secretária de Meio Ambiente de Rio Branco, Paola Daniel, falou a respeito das condições da Maloca existente dentro do Horto Florestal, que sofre com a ação do tempo e a falta de reparos. Ela explicou que a Semeia aguarda o início do verão amazônico para fazer a reforma e revitalização.
De acordo com Paola Daniel, o local em que são retiradas as palhas para a cobertura encontra-se em condições intrafegáveis, o que dificulta a busca pela matéria-prima a ser empregada na construção, típica dos povos indígenas.
“A mesma foi interditada porque havia risco de desabamento, pois está tomando por cupins, e como estamos sofrendo com o inverno amazônico, colocamos na programação a recuperação da mesma assim que as chuvas cessarem, pois a recuperação será efetuada com a equipe própria, para fins de economia e também porque o local onde buscamos as palhas está com o acesso interditado em razão das fortes chuvas”, diz a gestora.
A secretária acrescenta que a madeira para a estrutura da edificação já foi adquirida. “A madeira para revitalização encontram-se em nossa posse, e estamos aguardando somente um pouco de estiagem para iniciar os trabalhos.
Ela diz que o espaço é importante para a comunidade e um espaço de memória e reflexão para quem busca o Horto Florestal como refúgio da vida agitada do meio urbano.
“A Maloca tem um significado muito grande para nos e não está abandonada. Fico à disposição para qualquer dúvida”, diz a Paola Daniel.