Foi a jovem Yane Veras, de 21 anos de idade, que apitou o jogo entre Vasco da Gama e Plácido de Castro. A partida, válida pela a 1ª rodada do Campeonato Estadual de Futebol sub-20, foi realizada na tarde desta quarta-feira, 17, no Estádio Antônio Aquino Lopes, o Florestão.
Durante os 90 minutos, Yane mostrou tranquilidade e segurança ao marcar cada lance. Apesar da pouca idade, a árbitra impôs respeito e até chamou a atenção de alguns atletas, quando necessário.
Quem viu a jovem comandar a partida pode ter estranhado, mas Yane já faz parte da história da arbitragem acreana. Ela foi a primeira mulher a conduzir uma partida de futebol profissional no estado. A estreia aconteceu no jogo entre Andirá e Independência pelo campeonato profissional de 2019.
Apesar da pouca idade e da grande responsabilidade de apitar jogos, num universo considerado masculino, Yane encara a profissão com naturalidade. “A cada dia as mulheres estão ampliando seus espaços, ser árbitra de futebol é apenas mais uma conquista nossa, procuro apenas aplicar as regras” disse Yane.
Atuar numa partida do estadual profissional foi o 1º passo da carreira. Yane sonha em ser árbitra dos quadros da CBF e depois da FIFA, a entidade máxima do futebol mundial.
No confronto pelo sub-20, Yane Veras, conduziu a partida sem problemas. O time de Plácido de Castro venceu o Vasco da Gama por 3 a 0. Com gols de Jhon (2) e Cadora.