Gilberto Matos de Araújo, titular do 2º Juizado Especial Criminal da Comarca de Rio Branco (Jecrim), foi eleito presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac), para o biênio 2023/2025, nesta quinta-feira, 1°. O pleito foi aberto no dia 20 de novembro, por meio de voto eletrônico e do envio de sobrecarta.
Mesmo existindo chapa única, a eleição contou com grande participação da classe durante a votação e a apuração, realizada na sede administrativa da entidade, no Fórum Barão do Rio Branco.
Gilberto Matos, que concorreu à presidência da Asmac pela primeira vez, agradeceu o apoio dos colegas e afirmou ser uma honra assumir a entidade.
“Fico feliz pelo voto de confiança. Assumo a nova missão com a responsabilidade de defender a classe e de buscar a continuidade nos projetos da gestão atual”, detalhou o presidente eleito.
A presidente da comissão eleitoral, a juíza Mirla Regina, disse que todo o processo eleitoral foi acompanhado de perto, contando com a colaboração dos juízes Marcelo Carvalho (vice-presidente) e José Wagner Alcântara (secretário) que também estiveram empenhados em proporcionar um trabalho com a devida lisura.
Currículo
Gilberto Matos de Araújo formou-se em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e possui MBA em Direito Empresarial pela FGV. Ele ingressou na magistratura em 2009 e, atualmente, responde pela Jecrim, além de atuar como juiz eleitoral da 1ª Zona (biênio 2022/2023).
O novo presidente da Asmac já foi titular das Varas Únicas das Comarcas de Plácido de Castro e Acrelândia. Ele também já atuou na Vara Criminal de Rio Branco.
Gilberto Matos possui experiência associativista, pois participou de gestões anteriores da Asmac.