..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Justiça determina que empresa Ricco indenize idosa que caiu ao desembarcar de ônibus, em Rio Branco

Justiça determina que empresa Ricco indenize idosa que caiu ao desembarcar de ônibus, em Rio Branco

A 1ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por unanimidade, condenou a empresa Ricco Transportes a indenizar uma idosa em R$ 3 mil por danos morais, após ela sofrer uma queda ao desembarcar do ônibus.

No acidente, ela machucou o joelho e a perna esquerda, fato confirmado pelo laudo de exame de corpo de delito, anexado aos autos do processo. No entanto, a empresa recorreu da decisão, defendendo a inexistência de provas do ocorrido.

Para o relator do caso, juiz Marlon Machado, as lesões descritas no processo são compatíveis com o relato dado pela idosa. Segundo ele, ficou evidenciado o abalo a direitos da personalidade, ou seja, a um conjunto de direitos fundamentais que protegem aspectos inerentes à pessoa humana, como a integridade física e psicológica.

O magistrado também apontou que a empresa não cumpriu suas obrigações legais de garantir a prioridade e a segurança da idosa no desembarque do ônibus, conforme o artigo 42 do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003). No caso, ficaram configuradas suas respectivas responsabilidades pelo acidente.

O acórdão foi publicado na edição nº 7.874 do Diário da Justiça (p. 21), nesta segunda-feira, 6 de outubro.