É crítica a situação do sistema de saúde na capital Rio Branco. O boletim de assistência divulgado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), no fim da quarta-feira, dia 10, mostrou que não há mais leitos de enfermaria disponíveis para pessoas com a Covid-19. Dos 170 destinados a essas pessoas, todos estão ocupados por doentes.
Com a alta demanda, diz o boletim, havia 171 pessoas internadas, ou seja, uma pessoa a mais em leito improvisados, aguardando a liberação de outro espaço para a acomodação. No Instituto de Ortopedia e Traumatologia (Into), nesta quinta-feira, dia 11, uma técnica de enfermagem revela que a situação é ainda pior que na quarta.
“Hoje infelizmente aumentaram a quantidade de cadeiras no corredor mesmo, nas outras áreas, porque não tem mais nem onde colocar. O que chama a atenção é que a maioria das pessoas que estão internando agora são mais jovens, muitos deles com vinte e poucos anos”, revela a profissional que pede para não ser identificada.
Como antecipou o Notícias da Hora ainda na terça, a previsão de que faltaria UTIS se confirmou: no Pronto-Socorro todos os leitos estavam ocupados. Já no Into, ainda restavam, segundo o boletim da SEsacre, três leitos disponíveis para os pacientes acometidos pela doença viral.
NÚMEROS – Levantamento feito pela TV Gazeta mostra que além das 12 mortes registradas na quarta, houve ainda a confirmação de mais 400 pessoas infectadas com o coronavírus. Além disso, o Acre já soma 86 mortes pela doença apenas nos dez primeiros dias de março. Houve um total de 3.587 no mesmo período em todo o estado.