..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Lojistas do Aquiri Shopping amargam o pior Natal da história no comércio popular de Rio Branco

Lojistas do Aquiri Shopping amargam o pior Natal da história no comércio popular de Rio Branco

O comércio popular de Rio Branco vive o pior Natal de sua história. Os corredores do Aquiri Shopping estão vazios, parte das lojas fechadas, o movimento é fraco.

Na manhã desta quinta-feira (24), dia em que comumente em anos anteriores o comércio vivia seu melhor momento com lojas tomadas de clientes, promoções a todo vapor, o Notícias da Hora foi ao shopping popular e conversou com comerciantes. A reclamação é uma só e tem nome: crise.

“Caiu muito as vendas. Não está sendo como antes. Ano passado, por exemplo, a gente vendia mil reais em um dia e hoje não vende R$ 200. Caiu muito. Compromete até os nossos pagamentos, porque se a gente não vender não tem como receber e não tem como pagar funcionário”, diz Juliana Oliveira, que trabalha em uma loja de acessórios para celular.

Jimy Juruna, do Sindicato dos Camelôs, afirma que a crise tem vários culpados. O principal, segundo ele é a falta de incentivo da prefeitura.

WhatsApp_Image_2021-12-24_at_10.37.32.jpeg

“Houve redução na frota de ônibus. Há também a falta de divulgação, pois o formato original do projeto do shopping era de incentivo à divulgação das ações do shopping”, lembra.

Os lojistas chegaram a se reunir para lançar uma promoção com o objetivo de atrair o cliente. Também por iniciativa dos comerciantes alguns corredores receberam decoração natalina.

No segundo e terceiro andares é comum ver lojas fechadas. A praça de alimentação na manhã desta quinta-feira estava vazia.

Os espaços destinados a um grande restaurante e a um banco, cotados como âncoras do shopping, até hoje não foram ocupados.

Há também quem considere que a crise seja gerada pela cultura local. Para o lojista Rubens Rodrigues, o Boy Celulares, o acreano não tem por costume subir escadas de galeria ou shopping para fazer compras. Ele acredita que o projeto do Aquiri é um fracasso comercial porque não atentou para essa particularidade local.

WhatsApp_Image_2021-12-24_at_10.37.31-2.jpeg