O médico infectologista, Jenilson Leite, fez um alerta para o aumento dos casos de covid-19 e de dengue em Rio Branco. Ele citou que esteve em várias unidades de saúde neste domingo, inclusive no Pronto Socorro e não havia cadeira para os pacientes. Jenilson pediu que a Secretaria Municipal de Saúde abra, com urgência, as unidades referência para a dengue.
“No pronto socorro hoje estava sem vaga para internar paciente com DENGUE HEMORRÁGICA, não tinha cadeira para o paciente sentar. A secretaria municipal de saúde de Rio Branco precisa com urgência abrir as unidades de referência para dengue”, disse Leite.
Conhecedor do sistema de saúde do Acre na prática, Jenilson Leite afirmou que “o INTO está saturado, apesar do esforço dos profissionais. Tem mais gente adoecendo do que a capacidade do sistema de atender. Outras doenças também estão matando porque está faltando vagas de UTI para operar pacientes graves de NEUROLOGIA, CARDIOLOGIA entre outros”.
O médico, que também é deputado estadual, frisou que a adoção de medidas simples, como o uso de máscaras, poderia evitar um colapso no sistema.
“Enfim, as ações de cunho preventivo poucos estão dispostos a adotar, enquanto isso muita gente morrendo todos os dias. O simples uso generalizado de máscara poderia salvar muita gente enquanto a vacina chega para maioria, mas o Estado perdeu a capacidade de fiscalizar o que é lei”, desabafou o médico.