O Acre continua apresentando redução no número de homicídios saindo da segunda colocação para a nona, no ranking dos estados com maior índice de mortes violentas do país. É o que mostram as informações levantadas pela ferramenta criada pelo site de notícias G1, para o acompanhamento de crimes contra a vida nos 26 estados e o Distrito Federal. Os dados divulgados na quarta-feira,12, comparam o primeiro quadrimestre de 2019 ao mesmo período do ano passado.
Segundo especialistas, em uma análise do cenário atual, as reduções são resultados de um conjunto de ações e medidas implantadas pelo Estado nos últimos anos e que vem surtindo efeito como a implantação de delegacias especializadas para investigações de crimes contra a vida, implantação de regimes mais duros e revistas diárias nos presídios, operações e cumprimentos de mandados tirando de circulação armas de fogo e criminosos em conflito com a lei.
A queda do número de mortes violentas em todo o Brasil foi de 23%. O Acre está com média superior à média nacional, com 25% no índice de reduções. Para o secretário de Estado e Justiça da Segurança Pública, coronel Paulo Cezar, a redução dos números no Acre, reflete as ações desencadeadas desde o início da gestão.