..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

MPAC empossa três novos promotores de Justiça para atuar no interior do estado

MPAC empossa três novos promotores de Justiça para atuar no interior do estado

Para fortalecer a atuação ministerial nas Comarcas do interior do Estado, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, assinou nesta segunda-feira, 8, os Atos de nomeação de três novos Promotores de Justiça Substitutos que irão atuar no interior do estado.

As nomeações vêm ao encontro do que propõe o Plano Geral de Atuação da gestão da procuradora-geral de Justiça, referente aos programas e ações de fortalecimento institucional. A posse oficial dos novos membros do MP acreano ocorre nesta sexta-feira, 12, no auditório do MPAC, a partir das 17h30min.

“É com muita alegria que empossamos mais três Promotores de Justiça para reforçar o atendimento do Ministério Público nas comarcas do interior do estado. Embora nos deparemos com os desafios impostos nos mais diversos cenários, esse é o nosso esforço em prol do fortalecimento institucional para que a sociedade continue sendo assistida em todas as regionais do estado”, destacou a procuradora-geral de Justiça.

Os Promotores de Justiça substitutos, Daisson Gomes Teles, Pauliane Mezabarba e Juleandro Martins de Oliveira Sanches foram aprovados no XII Concurso para Ingresso na Carreira do MPAC, cujo certame foi realizado no ano de 2013. O chamamento dos candidatos aprovados se deu por meio do Edital nº. 47/2019, observada a ordem de classificação.

Além da posse, a gestão do MPAC também vem apostando na movimentação da carreira, com a abertura de editais para Remoções e Promoções de membros do MPAC pelos critérios de antiguidade e merecimento. No ano passado foram abertos 15 editais e para esse ano, novos processos devem ser estabelecidos visando a movimentação na carreira.

“As movimentações representam o reconhecimento da gestão aos trabalhos desenvolvidos pelos membros em favor da sociedade acreana, pois ela oxigena as unidades ministeriais e fortalece os serviços oferecidos pelo Ministério Público”, acrescentou Kátia Rejane.

O MPAC no estado do Acre

Atualmente, o Ministério Público conta com 81 membros, sendo 64 promotores e 17 procuradores de Justiça. As unidades ministeriais são compostas por 65 Promotorias de Justiça, sendo 15 Promotorias de Justiça cíveis (nove unidades na capital e seis unidades nos municípios do interior), 24 Promotorias de Justiça criminais (16 na capital e oito nos municípios do interior), 20 Promotorias de Justiça especializadas e 06 Promotorias de Justiça cumulativas.

As 65 unidades ministeriais atendem aos 22 municípios do Acre, sendo que, nos municípios de Porto Acre, Capixaba, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves, não há unidade física, sendo esses municípios atendidos por membros dos municípios regionais. Em Santa Rosa do Purus há escritório de representação.