..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Nora de administrador da Santa Casa é acusada de furar a fila da vacina anticovid

Nora de administrador da Santa Casa é acusada de furar a fila da vacina anticovid

Uma jovem de 20 anos, identificada por Vitória Pessoa, nora do administrador da Santa Casa de Misericórdia José Alex, está sendo acusada de furar a fila da vacina contra a covid-19. Vitória Pessoa aparece em fotos tomando a vacina. As provas contra ela são bem robustas.

Na foto postada em rede social pela jovem, ela estampa a carteira de vacinação onde mostra as informações referentes à vacinação. A data da vacina foi registrada hoje 28/04/2021, sendo do lote 210044 do laboratório Butantan.

O Notícias da Hora procurou ouvir o secretário Municipal de Saúde, Franck Lima, responsável pela liberação das doses às unidades de saúde que não fazem parte da administração municipal, conforme determina o Plano Nacional de Imunização. Lima esclareceu que “a Secretaria Municipal de Saúde recebe o pedido de todos aqueles que se sentem do grupo prioritário. Porém, cabe à Vigilância Epidemiológica fazer o filtro, de acordo com o que preconiza o protocolo do Ministério da Saúde. E aí a pergunta que precisa fazer como você está citando que é uma acadêmico de Direito. Ela é acadêmica de Direito lá na faculdade. Precisa saber qual a função dela dentro da Santa Casa se é que ela tomou vacina pela Santa Casa. Porque é assim: quando a Santa Casa pede as vacinas, ela indica também os profissionais. Por que? Porque precisa ter responsabilidade cível e criminal sobre a lista de quem emite. Então quem emitiu a lista de quem vai ser vacinado na Santa Casa é o diretor da Santa Casa”, explicou.

Ao final, Franck Lima afirmou que o diretor da Santa Casa “é responsável”. E acrescenta: “porque você há de convir comigo que a Secretaria Municipal de Saúde e a Gerência de Vigilância Sanitária não tem responsabilidade por quem trabalha na Santa Casa e a gente tem uma quantidade de vacina que é ofertada para a Santa Casa, de acordo com um protocolo do Ministério. Porém quem indica a ordem de prioridade é quem está na frente do embate da covid. Quem está na área da assistência à saúde é a direção da Santa Casa. Você há de convir comigo que é humanamente impossível, eu secretário de Saúde Frank Lima, ou Socorro Martins que é a nossa gerente de Vigilância indicar quem é prioridade na Santa Casa, quem sabe disso é a direção”.

Vitória Pessoa, acusada de furar a fila, afirmou que tomou o imunizante e tentou se justificar. Pelo WhatsApp, ela disse: “A pessoa que denunciou realmente não mentiu. Eu tomei a primeira dose da vacina contra o coronavírus, mas eu tomei porque faço parte do quadro de funcionários da Santa Casa e por méritos, porque faço parte do acolhimento de pessoas com quem tem sempre contato com pessoas com covid-19. Por isso eu tomei a vacina hoje”.