..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Nova subestação da ETA II na capital será ativada nesta semana para evitar desabastecimento

Nova subestação da ETA II na capital será ativada nesta semana para evitar desabastecimento

Com o objetivo de eliminar riscos de desabastecimento e manter o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no bairro Sobral, em Rio Banco, o governo do Acre inicia nesta quinta-feira, 23, os procedimentos para ativar a nova subestação de captação da estrutura.

A operação mobilizará equipes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) e do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre).

Nesta quinta feira, 24, a empresa de fornecimento de energia irá ao local para fazer a ligação da energia e deixar a nova subestação pronta para funcionar. Logo após a realização do serviço, serão iniciados os testes dos quadros de comando, inversores de frequência e transformadores. Será o momento em que, simultaneamente, as equipes do Depasa desligarão algumas bombas dos flutuantes, desligando da subestação antiga e religando na nova subestação, e então prosseguirão os testes para verificar se todo o sistema funciona corretamente.

O trabalho continuará na sexta-feira, 25, quando será desligada a bomba KSB (que transporta água da captação para a ETA II) e parado o sistema da ETA II. “É uma operação rápida, mas delicada, porque é o momento em que vamos retirar os quadros elétricos da estação que está caindo e levar para acionar já pela nova subestação”, explica o secretário adjunto de Infraestrutura, Jamerson Lima.

A diretora-presidente do Depasa, Waleska Bezerra, enfatiza que é uma intervenção emergencial, necessária, e a recomendação é que as pessoas continuem fazendo o uso consciente da água: “Por determinação do governador Gladson Cameli, nós, da equipe de governo, também com apoio da prefeitura, continuamos de prontidão para manter o sistema funcionando. Nesses dois dias de trabalho intenso, será necessário reduzir e depois suspender o abastecimento. Portanto, contamos com a compreensão e apoio da população, para que a gente possa superar essa dificuldade”.

Como fica o abastecimento
Durante os dias de preparativos e realização de transferência da subestação, a logística de distribuição de água na capital busca manter o abastecimento o maior tempo possível e evitar transtornos aos cidadãos.

Na quinta-feira, 24, o abastecimento de água da região central, Calafate, Portal da Amazônia e parte alta da cidade será reduzido. Na sexta-feira, o sistema estará totalmente parado, com interrupção do abastecimento em todos os bairros da capital.

Entenda o problema
Em maio de 2020, devido às chuvas fortes, uma grande movimentação de terra abalou a estrutura da subestação da captação, momento em que o governo do Estado, por meio da Seinfra, iniciou a construção da nova subestação e as intervenções de segurança, para que a captação ficasse protegida. O investimento na obra é de R$ 6 milhões.