..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Operação vai mandar para casa até sábado quase 70 famílias que estão em abrigos, em Rio Branco

Operação vai mandar para casa até sábado quase 70 famílias que estão em abrigos, em Rio Branco

Retorno obedece um estudo rigoroso da Defesa Civil Municipal, coordenado pelo Major Cláudio Falcão

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Cláudio Falcão, disse que a operação “De Volta para Casa” começa amanhã, quarta-feira (10), e termina no sábado, dia 13. Ele explica que será dividida em duas fases.

A primeira vai remover as famílias que estão fora do Parque de Exposições Wildy Viana. Um total de 39 famílias que se encontram abrigadas em escolas públicas devem retornar às suas residências. Já a segunda fase, inicia na sexta e é destinada às famílias que estão no Parque, um total de 28 famílias.

Falcão pontuou que o retorno dos desabrigados é feito a partir de um estudo sobre as precipitações meteorológicas e o nível do rio Acre nos últimos 50 anos. Ele explica que foi feito todo um planejamento para o retorno seguro. O coordenador acrescenta que pode haver sim uma nova alagação ainda este ano, mas deve ficar abaixo da cota de transbordamento. O que não põe em risco o retorno das famílias e uma possível nova retirada para abrigos.

Quanto aos abrigos montados no Parque, Falcão acrescenta que seguem montados até meados de abril. “Foi feito todo um planejamento da Defesa Civil, eu que sou o coordenador, estudando, fizemos todo um planejamento, fizemos todo um estudo, toda uma previsão. Então, assim, se você me perguntar: ‘existe o risco do rio aumentar o nível?’. Existe e é quase certo que ele aumente o nível, porém que não ultrapasse a cota de transbordamento”, explica.