Representantes do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AC), Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município de Rio Branco, Secretaria de Segurança Pública e representantes do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 (Caecovid) reuniram-se, nesta sexta-feira, 19, com os organizadores do show do artista Gusttavo Lima.
A reunião foi realizada na sede do MPAC e teve por objetivo ajustar os protocolos sanitários e de segurança do evento, que será realizado no próximo dia 1º de dezembro no Parque de Exposições Wilde Viana, em Rio Branco, e tem a expectativa de público de mais de 10 mil pessoas.
Para a promotora de Justiça, Alessandra Garcia Marques, titular da 1ª Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor, destacou que a preocupação é com a segurança das pessoas que irão participar do evento. “É de fundamental importância que os empresários também se sintam seguros com a postura dos entes públicos em relação à organização do show, é um evento teste, com um grande número de pessoas e esperamos que, aos poucos nossa, a vida volte a ser segura em termos de convivência social”, ressaltou.
De acordo com Deane Fernandes, representante da Vigilância Sanitária do Município de Rio Branco, a preocupação recai sobre a segurança sanitária, especialmente no tocante à comprovação de vacinação, que será exigida para ingresso no local do evento. “Hoje vemos uma redução dos números de casos de Covid, não só pela vacina, mas também pelo cumprimento dos protocolos por parte da população e a expectativa é que este evento vai servir de parâmetro para os próximos que viram no final do ano”, destacou.
A presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque, avaliou que a reunião foi positiva no sentido de analisar todas as condições necessárias para a realização de um evento desse porte, desde os protocolos sanitários, segurança pública e de garantia dos direitos dos consumidores.
O empresário Richard Brilhante, da JRF Produções, a realizadora do evento, garantiu que os protocolos sanitários serão respeitados. “Com a nova orientação do governo, vamos reforçar na mídia que será exigido o comprovante de vacinação do esquema vacinal em duas doses ou em dose única quando o imunizante assim exigir”, disse.
O promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, titular da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde, também participou da reunião. Este é o primeiro grande evento após o relaxamento das restrições sanitárias devido à pandemia do novo coronavírus e também será primeiro que exigirá o passaporte vacinal.