Uma paciente do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), internada na unidade de saúde desde a noite desta terça-feira, dia 29, passou por momentos de desespero ao ser colocada para dormir numa cadeira de plástico e depois no chão da Observação Adulto do hospital público.
A situação foi registrada por familiares, que gravaram um vídeo para mostrar o estado de atendimento que a mulher recebeu na unidade de saúde. Terezinha Coelho, que tem problemas cardíacos e está com quadro de pancreatite, estava tão fraca que não conseguiu mais ficar sentada na cadeira.
A sobrinha dela, Milena Hespanhol, comentou que após muita reclamação, um dos médicos resolveu ajudar e conseguiu um leito para a paciente. “Nós falamos tudo para eles, eles sabiam de tudo, mesmo assim não tiraram ela de lá. Depois que a gente encontrou o doutor lá, é que ele conseguiu um leito e colocaram ela na cama”, conta.
Milena alega que a tia precisa passar por uma cirurgia de urgência, mas com o pâncreas inflamado, os médicos não autorizaram. “Como ele está com o pâncreas inflamado, ainda não d para fazer, nem trasnferir ela. Vamos ficar aqui até que transfiram ela para a Fundação Hospitalar, onde vão fazer essa cirurgia”, completa.
Nas imagens do vídeo, é possível ver que a Observação Adulto do Huerb está locada de pacientes. Usuários estão sentados em cadeiras e no chão, como é o caso de Terezinha Coelho. A reportagem não conseguiu contato com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), nem com a Direção do Huerb.