Para reforçar a segurança das famílias que visitam seus entes queridos, especialmente neste Dia de Finados, 02 de novembro, o prefeito de Rio Branco, inaugurou o sistema de monitoramento piloto, com 10 câmeras, em locais estratégicos do cemitério São João Batista, um dos mais tradicionais da capital acreana.
A iniciativa deve ser levada também aos demais cemitérios e busca ainda reduzir atos de vandalismo no cemitério aliado ao reforço no quantitativo de pessoal que já atua na segurança do espaço, como parte do Programa Rio Branco Mais Segura.
A prefeitura espera receber a visita de mais de 50 mil pessoas durante o Dia de Finados nos cemitérios da cidade e já intensificou também os serviços de limpeza no local e jazigos.
“É o jeito moderno da segurança pública, do mundo que estamos fazendo aqui neste cemitério, que, como todos sabem, sempre foi alvo de muitos vândalos. As pessoas colocam fotografia dos ente queridos, com bronze ou alumínio, e infelizmente, quando voltam não está mais. Uma das formas que a gente está buscando para poder inibir, pelo menos, parte desses roubos, é exatamente monitoramento com câmeras”, disse o prefeito Tião Bocalom.
O secretário de Cuidados com a Cidade Joabe Lira, explicou que os cemitérios já estão prontos e seguros para receber visitantes principalmente o São João Batista, o mais tradicional da cidade.
“Nós que cuidamos da iluminação pública sofremos constantemente com isso. Mas agora aqui no cemitério, que também era um dos locais alvo por esses vândalos, agora com o monitoramento eletrônico, com certeza vai diminuir. Já tinha diminuído, o prefeito tinha reforçado a equipe de vigilância, à noite e com o monitoramento irá amenizar bastante esse problema”.