Antes mesmo de iniciar a Expoacre, a Secretaria de Estado de Produção e Agricultura (Sepa), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), iniciou na quarta-feira, 27, curso de operador de mecanização agrícola para 15 pessoas.
O curso apresenta técnicas de operação do trator e de regulagens dos principais implementos agrícolas. Possui carga horária de 56h, com 8h diárias, distribuídas entre aulas teóricas e práticas. A conclusão ocorre no dia 2 de agosto.
“O mercado do agronegócio está cada vez mais exigente e demandante de mão de obra qualificada. Então, é de suma importância que preparemos cada vez mais pessoas para aproveitar essas oportunidades de trabalho de qualidade com maiores ganhos salariais”, destaca o secretário da pasta, Edivan Azevedo.
O chefe do Departamento de Agronegócio da Sepa, Cláudio Malveira, informa que o curso é para capacitar as pessoas que já trabalham ou pretendem ingressar na área.
Max Teodoro, instrutor do curso, explica que o curso visa trazer qualificação e certificação para quem atua ou quer atuar como tratorista. “O agronegócio está em pleno desenvolvimento no estado do Acre. É um excelente mercado”.
O aluno Lamonier Saldanha está em busca de se aperfeiçoar. “Eu trabalho na Embrapa e também faço o papel de tratorista. E qualificação nunca é demais. O agronegócio no Acre está crescendo e a demanda por esse serviço está aumentando”, declara o aluno Lamonier Saldanha.