..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeita Socorro Neri abre 3ª Feira da Economia Solidária na Ceasa

Prefeita Socorro Neri abre 3ª Feira da Economia Solidária na Ceasa

Teve início nesta quarta-feira, 16, na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa), a 3ª Feira da Economia Solidária. Até a próxima sexta-feira, empreendedores de diferentes segmentos como agricultura familiar, artesanato, plantas ornamentais, movelaria e alimentação vão apresentar e comercializar seus produtos. A prefeita Socorro Neri realizou a abertura do evento e destacou que a edição deste ano homenageia os feirantes.

“Nada mais justo, porque são exatamente eles [os feirantes] que fazem o elo entre o produtor e o consumidor e muitas vezes eles são os próprios produtores. Nesses dias aqui na feira será discutido ações para o fortalecimento da economia solidária no nosso município e, evidentemente, também da agricultura familiar”, disse.

A prefeita também lembrou que 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação e da criação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

“O direito à alimentação é um direito inerente ao ser humano, à sua cidadania como muito bem observa a Declaração dos Direitos Humanos. Aqui também faremos reflexões sobre o cumprimento e o fortalecimento de políticas públicas que possam garantir esse direito essencial à vida. Em Rio Branco nós mantivemos o Conselho de Alimentação e estamos buscando sempre dar o apoio necessário para que o município atue fortemente nessa questão”, afirmou Socorro Neri.

A Feira também conta com o apoio da Central de Cooperativas da Economia Solidária (Unisol). O diretor da entidade no Acre, Carlos Omar, disse que a valorização do feirante e do produtor familiar praticados pela Economia Solidária são fundamentais no combate à fome e à pobreza no mundo. “Durante todo o evento nós vamos ter atividades como o segundo encontro de mulheres da economia solidária e agricultura familiar e a participação de representantes de nove municípios acreanos e agradeço desde já o apoio que a prefeita Socorro Neri tem nos dado nesse evento e também no desenvolvimento de atividades e programas que valorizam essas trabalhadoras e trabalhadores”.

Ceasa 022

“Eu tô achando ótima essa feira. O que eu pude trazer eu trouxe, maxixe, pepino, cheiro verde, tudo produzido por mim e meus filhos. A Prefeitura de Rio Branco tem nos ajudado muito a entrega de materiais pra estufa, mangueiras pra fazermos a irrigação da horta, adubo, enfim, essa é a segunda vez que participo da feira e espero levar um dinheirinho pra casa”, disse a produtora rural do Polo Agroflorestal Wilson Pinheiro, Inácia Morais.

Quem também participa da Feira são os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Rio Branco, o Caps II Samaúma, localizado no Bairro Morada do Sol e que atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes. Eles criaram este ano a Cooperativa Social Ciranda Samaúma com o propósito de custear o transporte até o centro de saúde. São cadernos, blocos de anotações, gravuras e quadros, tudo feito artesanalmente, durante os encontros para o tratamento.

“A gente observou que tinha muitos pacientes que não conseguiam mais custear a ida até lá [no Caps Samaúma]. Então, pensamos em uma estratégia que a gente pudesse fazer algo para que essas pessoas pudessem manter esse tratamento e aqui estamos. A cooperativa tem um poder de empoderar as pessoas muito grande. Eu tenho dificuldades para falar, mas tenho que estar ali explicando o produto, falando com as pessoas, explicando a cooperativa de tudo e me ajudou nesse meio”, disse a vice-presidente da cooperativa, Yara Bardales.