..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeita Socorro Neri garante acesso a serviços e melhorias nos bairros com a “Prefeitura na Comunidade”

Prefeita Socorro Neri garante acesso a serviços e melhorias nos bairros com a “Prefeitura na Comunidade”

Uma das prioridades da prefeita Socorro Neri em sua gestão frente à Prefeitura de Rio Branco tem sido a determinação para que os serviços públicos municipais sejam prestados com a eficiência necessária no sentido de atender com celeridade as demandas e necessidades da população que, segundo ela, é o mais importante patrimônio do município.

Partindo dessa premissa, o programa “Prefeitura na Comunidade” vem sendo realizado de forma continuada e neste sábado, 26, chegou à sua 5ª edição realizada na Escola Santo Antônio 2, localizada no Belo Jardim 3, Zona Rural de Rio Branco.

“A prefeitura está cada vez mais próxima das comunidades do nosso município. Hoje nós estamos aqui no Belo Jardim 3, onde realizamos ações de infraestrutura há algumas semanas e estamos chegando com o ‘Prefeitura na Comunidade’ com ações de saúde, desde consultas, farmácia e atendimento para as crianças também com atividades da Educação, além de ações voltadas para a agricultura familiar. Foi prestada assistência técnica aos agricultores, foi dado apoio aos que tem hortaliças e temos também a Economia Solidária buscando identificar produtores e outras pessoas que também tenham interesse em comercializar seus produtos. Portanto, há várias ações acontecendo no dia de hoje e que não param pois continuam a medida que são incorporadas nas programações de cada Secretaria Municipal.”, explicou a prefeita Socorro Neri.

Dada a constada eficiência do programa no sentido de garantir às comunidades o acesso mais fácil aos diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Rio Branco, a prefeita Socorro Neri garantiu sua continuidade neste e no próximo ano.

“Nós temos uma programação que tem buscado atender as comunidades mais distantes da área urbana e que, portanto, tem mais dificuldade em receber esse conjunto de ações organizadas ao mesmo tempo, mas temos ainda programação para este ano e no próximo ano certamente vamos dar continuidade e seguir com as ações buscando chegar às comunidades, tanto nas mais distantes quanto às mais próximas do perímetro urbano, mas que tem carência na oferta de serviços.”, afirmou.

A prefeita Socorro Neri avaliou como positivo também o envolvimento das pessoas nas atividades do programa, tanto as que estão prestando quanto as que estão recebendo os serviços.

“São ações integradas que envolvem todas as secretarias do município e o nosso objetivo é chegar cada vez mais perto das comunidades. A Prefeitura está aqui e é muito bom ver a receptividade com as ações, com os serviços que estão sendo prestados e com a forma que estamos fazendo e é isso que nos dá também muito prazer nesse trabalho que realizamos apesar de todas as dificuldades. Poder chegar com trabalho mais perto da comunidade.”, destacou.

Entre os serviços mais procurados estão os de saúde, conforme explicou o secretário municipal Oteniel Almeida. Por meio do programa, nas quatro edições anteriores foram contabilizados o total de 15 mil atendimentos. “Estamos garantindo que as pessoas tenham acesso a todos os serviços da Prefeitura no local onde elas moram. A importância do programa é exatamente essa: colocar os serviços públicos municipais mais perto das pessoas. Só da Saúde estamos com consulta médica odontológica, de enfermagem e também estamos no encerramento do Outubro Rosa fazendo todos os agendamentos para as mulheres que precisam de mamografia e PCCU para garantir que elas possam ter qualidade de vida.”, ressaltou.

prefe 03

Infraestrutura e Educação

Na área de infraestrutura, a Prefeitura de Rio Branco por meio da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) está trabalhando na principal via de acesso à comunidade com o serviço de tapa-buracos com asfalto, como parte da Operação Verão em 07 km de malha viária do Ramal Belo Jardim 3 até a localidade do Catuaba.

“Nós estamos recuperando o ramal desde a entrada na BR e fazendo uma recuperação das vias secundárias ao entorno, principalmente, das instituições de ensino e unidades de saúde para pode garantir um pouco mais de tranquilidade para a comunidade. Agora, com a chuva que tem tido ocorrências diárias, compromete um pouco o trabalho porque o material fica muito úmido e difícil de trabalhar, mas mesmo assim a determinação da prefeita é de não parar e nós vamos executar o planejado.”, garantiu o diretor-presidente da Emurb, Marco Antônio Rodrigues.

Por meio das Secretarias Municipais de Zeladoria da Cidade (SMZC) e Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra) outras benfeitorias também chegaram na localidade, tais como: abertura de ruas e becos; roçagem nos pontos de ônibus, nas laterais do ramal principal e no campo de futebol; foram retiradas 60 toneladas de lixo e instalados giral para coleta; limpeza nas áreas escolares, recuperação de 01 ponte; construção de 03 pontes e de 01 horta na escola; além de prestado suporte técnico a produtores de hortaliças.

Na área da educação, a Escola de Educação Infantil, anexa à Escola Municipal Antônio Hermínio de Melo, está recebendo uma reforma completa, segundo o secretário municipal de Educação, Moisés Diniz. “São investimentos que a prefeita Socorro Neri está fazendo em melhorias da estrutura física, instalação de uma cozinha moderna, reforma com pintura, forro, climatização, construção de um parque, casa de brinquedos e reformulação do ensino com a transferência de uma turma de primeiro ano para a escola estadual, que fica a 100 metros, para que seja possível abrir uma ou duas turmas para crianças em idade de creche que é o grande sonho da comunidade.”, explicou.

PREFE 02

A comunidade agradece

Nesta edição, foram atendidos moradores das comunidades do Belo Jardim 3, Liberdade, Catuaba e Vista Alegre onde residem atualmente cerca de 700 famílias, segundo estimativa do líder comunitário Eder de Sousa Soares, presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais “Raimundo Hermínio de Melo”.

“É uma grande satisfação a prefeita ter ouvido nossa solicitação porque a gente pede pela comunidade são muitas pessoas. É um bairro muito grande e para nós é um privilégio a prefeita e seus secretários estarem aqui fazendo esse grande trabalho que antes não tinha sido feito trazendo pavimentação asfáltica, melhoramento de ruas e o atendimento de hoje foi para fechar com chave de ouro. Além disso, tem a escolinha infantil que está recebendo uma reforma e vai ter uma sala de creche e as mães daqui precisam muito deixarem suas criancinhas para trabalharem. Então vai ser um sonho realizado e nós temos agradecer a prefeita porque sabemos que não é fácil, mas nós somos privilegiados.”, declarou.

Um dos moradores mais antigos da comunidade, Abraão de Santana Soares, de 80 anos, que foi funcionário e um dos fundadores da Escola Santo Antônio 2, hoje ajuda a comunidade fazendo reinvindicações. Na presença da prefeita Socorro Neri e equipe da Prefeitura de Rio Branco, ele era só emoção. “Nesse momento agora nós temos muito é que agradecer. Não é nem pedir porque nós temos que ser gratos com aquilo que as pessoas fazem. Hoje nós estamos vendo o poder público, a Prefeitura trazendo melhorias não só na área da educação, mas da saúde, no transporte. O nosso ramal recebeu o tapa buracos que era uma tristeza para nós e hoje nós estamos felizes. Também com a iluminação pública.

Então, por tudo isso estamos agradecendo, só agradecendo a prefeita Socorro Neri. O nosso dia hoje é para reconhecer o trabalho que ela tem feito pela nossa comunidade.”, ressaltou.

Outro que estava visivelmente satisfeito era o aposentado Elízio Rodrigues Lima, 89 anos. Ele aguardava ansiosamente a prefeita Socorro Neri para lhe agradecer pela ação e cumprimentá-la também pelo fato de ser natural de Tarauacá – município de origem da prefeita – e, segundo ele, ter conhecido seus pais, familiares e ela quando criança. “Isso aqui é dignidade e eu me sinto muito feliz em ver o trabalho tão maravilhoso que ela está fazendo.”, disse.

A produtora rural Francisca Mororó também estava contente com a possibilidade de poder se consultar e consultar o filho Raduan, de 6 anos de idade, sem espera ou burocracia.

“Essa ação de trazer o atendimento até aqui melhora muito para nós que não temos tempo de ir nos postos de saúde e às vezes nem dinheiro para o transporte. A gente ainda sai daqui com o remédio. É sim uma maravilha e o que a gente quer é que Deus dê muita saúde para a prefeita continuar esse trabalho dela.”, finalizou.

Serviços oferecidos pelo programa “Prefeitura na Comunidade”

Saúde – consultório médico, enfermagem e odontológico; vacina; entregas de medicamentos; testes de glicemia; testes rápidos; verificação de pressão arterial; exames de leishmaniose e malária; campanhas educativas de saúde; agendamento de mamografias e PCCU;

Educação – espaço de leitura, contação de história e musicalização infantil;

Assistência Social - abordagens e panfletagens de sensibilização a violação de direitos; atendimento técnico de assistente social e psicólogo do CRAS; atendimento da Casa Rosa Mulher; orientação e atualização do Cadastro Unico/Bolsa Familia; atendimento da Carteira Idoso Interestadual; e atendimento do Conselho Tutelar e corte de cabelo;

Atividades Esportivas - futebol de travinha, futsal, voleibol adaptado (gramado), tênis de mesa, pebolim (Toto) e jogos de mesa;

Agricultura Familiar - feira dos produtores;

Meio Ambiente - jogos ambientais, desenho e pintura, brinquedo.