..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeitura de Rio Branco é uma das vinte e sete cidades escolhidas para fazer parte do Programa Conta pra Mim

Prefeitura de Rio Branco é uma das vinte e sete cidades escolhidas para fazer parte do Programa Conta pra Mim

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), fez o lançamento do Programa Conta pra Mim, junto com o Programa Criança Feliz, no Parque Urbano - Seringal Capitão Ciríaco. Rio Branco é uma das vinte e sete cidades do Brasil escolhidas pelo programa, para fazer parte do projeto piloto. 

O programa fez a entrega de 750 kits de literacia familiar, que consiste em aplicar no dia a dia, nas convivências entre pais e filhos, práticas que estimulam a leitura e a convivência familiar. Os kits contêm vinte livros infantis e materiais orientativos, desta forma iniciaram as primeiras tratativas para elaborar e executar uma ação conjunta envolvendo as políticas públicas de Educação e Assistência Social. 

O projeto inicial é celebrado de um Acordo de Cooperação Técnica - ACT entre a Secretaria de Alfabetização - Sealf do Ministério da Educação – MEC e a Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância – SNAPI do Ministério da Cidadania. 


WhatsApp_Image_2022-07-01_at_09.48.46.jpeg

A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Marfisa Galvão, enfatiza a importância da educação na vida de crianças, ao destacar que “é através da educação que conseguimos conquistar um futuro melhor, e como prefeitura, pensamos sempre em levar oportunidade para todos. Esse é um projeto que veio para agregar em muito nosso município”, diz.

“Os kits estarão atendendo as famílias de vulnerabilidade, que são nosso público alvo e junto também, as oportunidades de conhecimento e educação", complementa Ivan Ferreira, diretor de Planejamento Estratégico e Operacional.    

O município de Rio Branco efetuou há 5 anos o Programa Criança Feliz, com uma meta ousada para atender 1.400 indivíduos nos oitos Centros de Referência em Assistência Social - CRAS de nossa cidade. As visitas semanais atendem crianças de zero a 6 anos, Benefício de Prestação Continuada - BPC, grávidas e crianças sob medida protetiva/abrigo com visitas quinzenais. Vale ressaltar que o Programa Criança Feliz já realizou mais de 121 mil visitas domiciliares. 

WhatsApp_Image_2022-07-01_at_09.48.45.jpeg

“Ser a única cidade do estado fazendo parte deste projeto mostra que o nosso trabalho no decorrer dos anos foi reconhecido, e que todo nosso esforço valeu a pena. É muito gratificante e esperamos que esses kits tragam para as crianças bons resultados e grandes oportunidades futuras”, explica Mircleide Mota, coordenadora do Programa Criança Feliz. 

O programa passa a ser executado a partir de novembro, junto com os sessenta e um visitadores do Criança Feliz, explica Osvaldo Ângelo, coordenador do municipal do Programa Conta pra Mim. “Nossos visitadores já estão treinados com técnicas de leituras, aprimoramento e oficinas, para que possa ser levado às crianças o melhor”.