..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeitura de Rio Branco apresenta primeiro Inventário de Dados de Gases de Efeito Estufa

Prefeitura de Rio Branco apresenta primeiro Inventário de Dados de Gases de Efeito Estufa

 

A Prefeitura de Rio Branco, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o International Council for Local Environmental Initiatives (Iclei), associação democrática e internacional que apoia governos locais e organizações governamentais nacionais e regionais que assumiram compromisso com o desenvolvimento sustentável, elaboraram e apresentaram o primeiro Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa do Município de Rio Branco.


De acordo com o secretário municipal de meio ambiente, Aberson Carvalho, o estudo é fundamental para orientar o Município no que se refere às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. “Rio Branco, agora, com este inventário, que foi publicado e que está sendo apresentado para a sociedade mundialmente, se coloca numa posição de vanguarda em relação ao meio ambiente, no quesito das políticas ambientais para a Cidade, e em relação ao Estado, ao País e ao mundo. É importante frisar que todo e qualquer lugar do nosso Planeta tem uma relevância direta e indireta com as mudanças climáticas”, ressalta Carvalho.


Em Rio Branco, de acordo com apontamento do estudo, as atividades de desmatamento e criação de animais ruminantes compõem a maior parcela de emissão de CO2, seguidas dos setores de transporte e energia respectivamente. Por último está a emissão geradas por resíduos.


O secretário explica que para se ter o controle, saber o que uma cidade de médio porte, como Rio Branco, com cerca de 400 mil habitantes, contribui diretamente, ou até mesmo o que ela pode estar produzindo de carbono, só é possível através desse tipo de estudo. “Os resultados abrangem o período de 2012 a 2016 e estamos apresentando esses resultados, que vão justamente nortear o nosso Plano Municipal de Mudanças Climáticas”, enfatiza.

 

Rio Branco na Vanguarda


No Brasil, poucos municípios possuem um plano o de Rio Branco. Na região norte, somente Rio Branco elaborou esses estudos. A política ambiental desenvolvida pela Prefeitura de Rio Branco, demonstra o compromisso da prefeita Socorro Neri com a agenda ambiental, mostrando a relevância dos estudos, do diagnóstico, para poder fazer um planejamento que incorpore a sustentabilidade, tema relevante quando se projeta o futuro. O estudo coloca Rio Branco na vanguarda das políticas ambientais na Amazônia.

 

Importância


As mudanças climáticas afetam diretamente as cidades, o que pode ser percebido pelos eventos extremos que acontecem nos períodos de secas e enchentes. “E isso tudo é influenciado pelas mudanças climáticas. Esse inventário é uma importante ferramenta de planejamento e consta como uma das metas de nosso Plano de Governo, que estamos cumprindo e, com certeza, Rio Branco avança ainda mais nas questões ambientais no Acre, na Amazônia e no Brasil”, conclui o secretário.