..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeitura de Rio Branco celebra 11 anos do Centro Cultural Neném Sombra com programação cultural

Prefeitura de Rio Branco celebra 11 anos do Centro Cultural Neném Sombra com programação cultural

Uma tarde de muita alegria marcou a celebração dos 11 anos do Centro Cultural Neném Sombra na sexta-feira, 26. O evento foi realizado pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), e contou com a presença da família de dona Neném Sombra, primeira residente da casa, e da comunidade do entorno.

Entre a programação, estiveram demonstrações das atividades promovidas no espaço, tais como Jiu Jitsu, Capoeira, Dança, Senadinho e Bloco Carnavalesco Vila do Fuxico.

“Eu ministro aulas de capoeira aqui há 10 anos e esse espaço hoje é considerado como mais que um Centro Cultural, é uma casa para mim e para meu grupo. Por aqui já passaram muitas crianças, jovens e adultos, e posso dizer que fazemos parte dessa história, formando cidadãos, nesse local tão importante para o Segundo Distrito”, destacou o professor Chiclete, do grupo Senzala Rio Branco.

O presidente da FGB, Sérgio de Carvalho, ressaltou sobre a política de ocupação Cultural não só do Neném Sombra, mas dos demais Centros Culturais da Cidade: “A Prefeita Socorro Neri tem um olhar muito atento à Cultura da nossa cidade, pois sabe como ela pode ser transformadora. Por isso, cada vez mais estamos trabalhando para que as políticas de ocupação Cultural nesses espaços sejam uma realidade, e para isso, contamos com a ajuda de diversos professores voluntários, a quem somos muitos gratos, pois eles estão na ponta dessa iniciativa tão importante. Nesses 11 anos de Neném Sombra, reforçamos nosso compromisso em manter locais como esse ativos e abertos a receberem a comunidade”.

Educação patrimonial

A celebração de aniversário do Neném Sombra ainda contou com uma programação prévia na quinta-feira, 24, com um evento de educação patrimonial promovido pelo Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da FGB.

Na ocasião, os alunos da escola estadual Terezinha Miguéis foram até o Centro Cultural para uma manhã de conhecimentos e brincadeiras: primeiro, uma tour pelo espaço para conhecer mais sobre a história da família de dona Neném Sombra, e como foi o processo de transformação em um centro de Cultura.

Depois, brincadeiras com dois quebra-cabeças – um com a foto de antes e outro com uma atual do Neném Sombra –, que resultou em uma conversa sobre as mudanças estruturais da casa. Por fim, uma conversa com a professora Guajarina Margarido, filha de dona Neném Sombra, que tirou várias dúvidas das crianças sobre sua vida e como foi viver naquele espaço.

“Nossa ideia foi trabalhar o processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização da herança cultural. Pensando no que está acontecendo a nível nacional, com desmonte e desvalorização do patrimônio cultural, nós decidimos levar essa iniciativa, cumprindo as metas estabelecidas do Plano Municipal de Cultura e no Plano Plurianual do Município”, apontou a diretora do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural da FGB, Diana Dantas.

Sobre o espaço

Localizado na Rua 16 de Outubro, no Bairro Quinze, o centro foi lar, em 1939, de Dona Elvira Sombra Pereira Lima, mulher prendada, cozinheira, doceira, costureira, bordadeira, artesã, educadora e atuante das atividades socioculturais que envolviam a comunidade.

Ao longo do tempo, a casa – símbolo de uma identidade arquitetônica simples, já conhecida na capital – se tornou um local integrador de saberes e prazeres representados no gosto e no jeito de receber as visitas.

Como forma de homenagear a mulher forte e guerreira que era Dona Elvira, a residência foi transformada, em 2008, pelo então prefeito Angelim, no Centro Cultural Neném Sombra. A iniciativa foi uma proposta dos conselheiros da Regional Administrativa I e Rio Branco, por intermédio do Programa de Gestão Participativa (PGP).