Como forma de ampliar o acesso da população aos meios de denúncia sobre queimadas urbanas e rurais, a Prefeitura de Rio Branco, disponibiliza dois números de telefone e criou um e-mail como mais uma alternativa para que as ocorrências sejam relatadas.
A preocupação da prefeita Socorro Neri é que, com a pandemia de Covid-19, haja um agravamento da situação, uma vez que a fumaça das queimadas provocam aumento nos casos de infecções respiratórias, das vias aéreas superiores, bronquites e asmas.
O serviço está disponível por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e o secretário Aberson Carvalho garante que a identidade de quem denuncia são resguardadas.
"As pessoas que denunciarem terão seus nomes mantidos em sigilo, resguardando seu direito à privacidade. O número ainda não é tão expressivo, mas estamos trabalharmos esta nova forma de fazer denúncia para ampliar o acesso de quem queira colaborar e denunciar. A queimada em áreas rurais e urbanas é crime", ressaltou.
O secretário acrescentou ainda que evitar queimadas, principalmente para limpeza de terrenos baldios, é essencial para otimizar o atendimento de pacientes suspeitos de COVID-19 nas unidades de saúde.
"A poluição do ar aumenta os casos de problemas respiratórios.e lota os hospitais. Idosos e crianças são os mais afetados e com a atual crise de coronavírus mais pessoas podem ser infectadas. A pandemia não pode se agravar", alertou.
Disk denúncia queimadas:
32285765 / 992271126
email:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.