..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeitura de Rio Branco realiza mobilização de conscientização no bairro calafate, em alusão ao mês Agosto Lilás

Prefeitura de Rio Branco realiza mobilização de conscientização no bairro calafate, em alusão ao mês Agosto Lilás

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), esteve no bairro Calafate, na manhã dessa quarta-feira (10), em uma ação de conscientização em alusão à campanha Agosto Lilás, no combate à violência contra a mulher.

A atividade, regida pelo Centro de Referencia em Assistência Social – Cras Calafate, teve como apoio o Departamento de Políticas para Mulheres (DPM) e a Patrulha Maria da Penha – Policia Militar, que esteve com o ônibus de apoio na frente da unidade de atendimento, para tirar dúvidas da comunidade.

A ação teve como principal método, a abordagem educativa em pedestres nas ruas do bairro, entregando orientações sobre as formas de denúncias e acolhimento das vítimas de violência.

Cristina Maia, coordenadora da DPM, explicou que o Calafate, de acordo com os dados fornecidos pelo CAV, é um dos que mais apresenta violências.

lilas1

“A mobilização é para trazer essa conscientização em combate a violência contra mulher”.

Wellington Oliveira, coordenador do Cras Calafate, ressaltou que eles oferecerem atendimento socioassistencial e psicológico e, caso necessário, acompanham a vítima até a Delegacia da Mulher para o registro da ocorrência.

“Temos toda uma rede de apoio, junto ao DPM e a Patrulha. Trabalhamos o ano todo com palestras e rodas de conversa com as mulheres assistidas pelo Cras”.

A Patrulha Maria da Penha, que ganhou o selo Práticas Inovadoras do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, tem como serviços a fiscalização de medidas protetivas e itinerantes, levando aos bairros orientações ao público alvo.

lilas2

O Sargento Máximo, informou que as mulheres as vezes têm vergonha de procurar uma delegacia para registar a ocorrência.

“Abordamos nos bairros essas mulheres, de forma educativa e entregamos as orientações sobre os tipos de violência e formas de estar registrando o Boletim de Ocorrência”.

Para informações, orientações e atendimento com advogada, assistente social e psicóloga, procure o Centro de Referencia à Mulher em situação de Violência – Casa Rosa Mulher (68)3224-5117.

Para registro do boletim de ocorrência, procure a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – DEAM, bairro Cadeia Velha, rua Epaminondas Jácome.

Em casos de urgência e emergência, ligue 190.

lilas3