..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de vigilância em saúde para conter pandemia

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de vigilância em saúde para conter pandemia

Desde quando foram divulgados os três primeiros casos confirmados de Covid-19, em Rio Branco, a prefeita Socorro Neri mobilizou todos os esforços, especialmente na área da da saúde, para contenção da propagação do coronavírus entre a população da capital, traçando estratégias com as equipes no sentido de monitorar para executar ações de enfrentamento ao avanço da pandemia.

A coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tem atuado de forma orientar toda a Rede Municipal de Serviços de Atenção à Saúde do SUS para atuação na identificação, notificação, registro, coleta de amostras, investigação laboratorial, manejo e medidas de prevenção e controle, através da divulgação das ações e medidas de contenção da propagação do vírus em cada cenário da evolução local da doença, conforme explicou o coordenador do setor, Félix Araujo.

Desde o dia 18 de março, quando foram decretadas as medidas de emergência, pela prefeita Socorro Neri, uma das primeiras ações foi a instalação de uma barreira sanitária na Rodoviária Internacional de Rio Branco que monitora a entrada de pessoas na cidade.

"Até a data de hoje foram monitoradas a entrada de 3.517 pessoas, destas 35 pessoas apresentaram sintomas e 629 foram recomendadas a ficarem em quarentena voluntária. Também foram intensificadas as ações nas empresas de ônibus com o trabalho de orientação como proceder com a limpeza dos Transportes Coletivos; 290 estabelecimentos foram fiscalizados com 6 interdições. Também estivemos nas Casas de Acolhimento Souza Araújo e Lar dos Vicentinos, orientando os mesmos para proceder de maneira correta com as medidas de proteção à população da referida casa, durante a pandemia", detalhou.

As funerárias também foram orientadas pela equipe da vigilância sanitária sobre como proceder a respeito do adequado manuseio dos corpos em caso de óbitos confirmados ou suspeito da Covid- 19.

Félix Araújo informou também que no último dia 18 de maio iniciou-se uma ação de fiscalização de todas as Regionais do Município. "Todos os dias, exceto aos domingos, temos 4 equipes de Auditores Fiscais sanitários que estão divididos nas regionais, fazendo valer o cumprimento do Decreto n° 5.496/2020" ressaltou.

Desse modo, a partir do trabalho da vigilância epidemiológica foram estabelecidos diversas ações importante durante a pandemia, tais como: critérios para a notificação e registro de casos suspeitos em serviços de saúde, públicos e/ou privados; procedimentos para investigação laboratorial; acompanhamento de casos suspeitos e positivos; inspeção e orientação de instituições, estabelecimentos e mesmo domicílio sobre o controle da contaminação e a indicação de isolamento dos suspeitos e confirmados; orientações de vigilância epidemiológica através do atendimento a denúncias; transporte de amostras e notificação no eSUS; assessoramento técnico dos serviços de saúde municipal; investigação de óbitos; monitoramento dos dados; produção do boletim epidemiológico; elaboração e divulgação de notas técnicas e normas recentes sobre Covid 19; testagem, condução clínica, fluxos de serviços, uso de Epis; e estabelecimento de medidas de prevenção e controle.

 

Sobre a Covid -19

É uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos, e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

O vírus SARS-CoV-2 é transmitido de pessoa a pessoa, por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.

No momento, não existem vacinas ou tratamentos específicos para a Covid-19. No entanto, existem muitos ensaios clínicos em andamento avaliando possíveis tratamentos.

Enquanto isso, reforça-se a recomendacao do distanciamento social e atenção de toda populacao para as medidas estabelecidas pois garantirão o cuidado de todos nesse momento.