..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeitura de Rio Branco sedia reunião ordinária do Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção no Estado do Acre

Prefeitura de Rio Branco sedia reunião ordinária do Fórum Permanente de Prevenção e Combate à Corrupção no Estado do Acre

O Fórum Permanente de prevenção e combate à Corrupção-Focco, no Estado do Acre, reúne várias instituições públicas federais, estaduais e municipais, com objetivo de desempenhar atividades destinadas ao fortalecimento, ampliação e aprimoramento de articulação institucional, visando sobretudo ao diagnóstico e combate à corrupção.

Segundo o delegado da polícia federal, Eduardo Gomes, coordenador da reunião realizada na sede da prefeitura na Trav. Campo do Rio Branco, o colegiado discutiu a implementação de ações de combate à corrupção nas administrações públicas das três esferas de governo, especialmente nos casos que envolvem recursos públicos, como por exemplo, o aprofundamento de parcerias nas investigações e o compartilhamento de informações.

“O Focco é uma ferramenta de se comunicar para pensar formas estratégicas de combater a corrupção. Estão envolvidos os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União, Polícia Federal, Agu, MPF, MPE e Polícia Civil, enfim, todos os órgãos que têm alguma função do Combate à Corrupção. Também estão incluídas no caso, as prefeituras. Elas também têm uma condição interna de controlar esse processo, através da controladoria-geral. É uma estratégia de articulação e comunicação entre as instituições”, disse Eduardo Gomes, explicando, ainda, que o combate à corrupção é feito em várias etapas, citando rio branco como exemplo, que como ação preventiva, instituiu a sua controladoria-geral.

Faz parte, ainda, das metas do fórum, desenvolver mecanismos de fomento e apoio à participação da sociedade civil organizada, na fiscalização da aplicação do dinheiro público.

Durante a reunião realizada, nesta sexta-feira (25), foi apresentada pelo secretário do tribunal de contas da união no acre, Jorge Luiz Fonseca, a estratégia nacional de prevenção à corrupção, que será implementada no ano de 2020, bem como, realizado um breve balanço das ações dos grupos de trabalho. A reunião foi concluída com a eleição da coordenação do Focco para o biênio 2020/2021, tendo sido eleito para coordenar o Focco, o secretário do Tribunal de contas no Acre, e para primeiro e segundo secretários, os representantes da polícia federal e da controladoria-geral do município de rio branco, respectivamente. Participaram também da reunião, os representantes do Ministério Público Federal, procurador Joel Bogo, do Ministério Público Estadual, procurador João pires, do Ministério Público de Contas, João Izidro, do Tribunal de Contas do Estado, auditor Jeú Bessa e Controladoria Geral da União, Auditor Luiz Sergio.