A prefeitura de Rio Branco vai pedir autorização à Câmara de Vereadores para aderir ao consórcio de compra da vacina contra a covid-19. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (2) na sede da prefeitura pelo secretário municipal de Saúde, Franck Lima.
O consórcio é uma construção e articulação da Frente Nacional dos Prefeitos, a FNP, e já tem a adesão de pelo menos 100 prefeituras de todo o país.
O acordo para que os Municípios comprem os imunizantes tem a anuência do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que garantiu ajuda do governo na aquisição da vacinas.
A Sputnik V, vacina produzida na Rússia interessa ao consórcio, que já agendou uma reunião com os representantes da fabricante do imunizante.
O secretário de Saúde, Franck Lima, informou que o ingresso no consórcio é o primeiro passo de interesse na aquisição, depois haverá discussão sobre valores para a compra e quantidade de doses.
Ele destacou ainda que o ideal seria imunizar 80% da população de Rio Branco e afirmou que o Município deve receber reforço de emendas de bancada para a compra das vacinas.