Ocorreu na manhã do último domingo, 3, no auditório do Sesc Centro, o 1º Fórum Integrado de Arte e Patrimônio de 2022. Na ocasião, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Rio Branco (CMPC), juntamente a comunidade artística municipal, contemplaram pautas referentes aos Editais de 2022 do Fundo Municipal de Cultura.
Para este ano, a prefeitura destinou um acréscimo de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) ao orçamento do Fundo Municipal, levando ao valor total de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) a serem distribuídos entre os editais.
Dentre as deliberações do Fórum foi decidido que uma categoria ganhará edital específico, segundo Wellington Fraga, secretário executivo dos conselhos. “Este ano, o edital de artes ficou com 900 mil reais e o de patrimônio com 900 mil reais, pois foi destinado 100 mil de cada edital para os povos originários, que contará com um edital especifico no valor de 200 mil”, explica.
Os editais de arte e patrimônio são destinados à formação, produção, eventos/ações tais como encontros, oficinas, palestras, debates e demais eventos similares que contribuam para o desenvolvimento artístico-cultural do município. Já o dos povos originários tem foco nos fazeres e saberes que caracterizam os modos de vida desses povos, valorizando e qualificando as expressões culturais indígenas, contribuindo assim para o bem-viver, fortalecimento das tradições e espiritualidade dos povos originários.