..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeitura encerra Semana Nacional do Trânsito 2019 com ação educativa no cruzamento da avenida Ceará com rua Omar Sabino

Prefeitura encerra Semana Nacional do Trânsito 2019 com ação educativa no cruzamento da avenida Ceará com rua Omar Sabino

Encerrando a Semana Nacional do Trânsito 2019, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito-RBTrans, realizou manhã desta quarta-feira (25) mais uma ação educativa, desta vez no cruzamento da Avenida Ceará com a Rua Omar Sabino, no bairro Estação Experimental.

A Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Todos os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito são convocados a participar de ações que mobilizem a sociedade pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em 2019 o tema escolhido foi “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”.

A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A principal finalidade da SNT é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e visando a participação de todos para o alcance da segurança viária.

Em Rio Branco, as ações têm como foco principal os motociclistas. De acordo com a coordenadora de Planejamento e Educação no Trânsito da RBTrans, Silvana Souza, foram desenvolvidas ações de conscientização educativas, com abordagens, distribuição de panfletos e orientações aos condutores de veículos nas principais vias da Cidade, como Avenida Antonio da Rocha Viana, Avenida Ceará, Rua Omar Sabino e 6 de Agosto.

Durante os dias de programação elaborada pela RBTrans foram distribuídos aos condutores mais de 2.800 panfletos, além de squeeze, camisetas e bonés do projeto Vida no Trânsito.

Silvana justifica serem os motociclistas o foco principal da campanha na Capital pelo fato de serem eles os condutores envolvidos na maioria dos acidentes registrados. Segundo ela, a maioria dos acidentes registrados em Rio Branco envolve motocicletas.

TRAN 01

Prejuízos

“Queremos orientar os condutores que atentem para o cumprimento das leis de trânsito, para a sua própria segurança e das demais pessoas”, enfatiza Silvana, acrescentando que os acidentes ocasionam prejuízo tanto para o Município, quanto para os próprios condutores, inclusive muitas vezes custando a própria vida.

De acordo com a Res.771/19 do Contran, a campanha deverá se estender por todo ano de 2019.

“Não basta trabalhar o tema apenas durante uma semana, é muito importante que a abordagem se estenda durante todo o ano, contribuindo para uma efetiva mudança de comportamento da população”, finaliza Silvana.