A prefeitura de Rio Branco lançou, na manhã desta terça-feira, 17, na Praça da Revolução, a Coleta Seletiva de resíduos sólidos, na capital acreana.
A ação da gestão municipal tem por objetivo principal dar a destinação correta aos resíduos que podem ser reciclados e reaproveitados, impactando diretamente na preservação do meio ambiente e gerando renda para as famílias que sobrevivem da coleta do material.
De acordo com o prefeito Tião Bocalom, a capital acreana nos últimos três anos tem reduzido significativamente os focos de queimada, graças às ações de limpeza desenvolvidas pela prefeitura.
"Com o constante trabalho de limpeza que estamos realizando nos bairros e a mecanização na zona rural, os focos de incêndio diminuíram significativamente, a prova disso é que este ano não tivemos aquele fumaceiro que encobria a nossa cidade. Hoje estamos lançando mais uma ferramenta de preservação ambiental que é dar a destinação correta a estes resíduos, além de melhorar ainda mais a renda daqueles que trabalham com esse tipo de material", destacou Bocalom.
Joabe Lira, secretário municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), ressaltou que a região central será a primeira a ser atendida pela ação, que posteriormente será levada aos bairros com a coleta residencial.
"A princípio serão atendidos os comércios e empresas da região central, bem como os órgãos públicos. Num segundo momento serão atendidos os bairros de Rio Branco", revelou.
O material recolhido será encaminhado ao Projeto Catar, onde 15 pessoas trabalham com seleção de material reciclável.