A Prefeitura Municipal de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realiza na próxima terça-feira (20), às 9h da manhã, a 3ª edição do Prêmio Bacurau, na Biblioteca Pública Estadual.
O prêmio tem por objetivo reconhecer e homenagear pessoas que trabalharam e/ou trabalhavam de forma voluntária nas causas dos direitos humanos. O nome é em reconhecimento ao ativista e escritor Francisco Augusto Vieira Nunes, conhecido como Bacurau.
Portador de hanseníase, Bacurau foi um dos fundadores do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), além de participar de várias lutas e causas sociais até a sua morte, em 1997, sendo premiado internacionalmente pelas iniciativas e conquistas durante sua vida.
Com a primeira edição realizada em 2019, este ano o prêmio será no dia 20 de dezembro e homenageia seis pessoas, tendo em vista que a edição de 2021 foi cancelada em virtude da covid-19. O modo de seleção dos homenageados foi através de inscrição, e classificado por meio de pontos com base nos critérios publicados em edital.
A diretora de Direitos Humanos, Rila Freze, destaca a expectativa para o evento. “Toda equipe da comissão organizadora, como também nossos colaboradores, está com grande expectativa. Foram muitos dias de trabalho, muitas articulações para a realização do Prêmio”.
Rila também destaca que esse momento “fecha um ciclo de muito trabalho, onde fica comprovado que a gestão Bocalom e Marfisa, reconhece pessoas/instituições, que defendem e promovem os direitos humanos, e ao mesmo estimula a defender e promover os direitos humanos”.
A prefeitura convida todos os colaboradores e sociedade a participar e prestigiar esse momento tão importante e memorável, que é o reconhecimento do trabalho de várias pessoas/Instituições que realizam ações de Promoção de Direitos Humanos.