A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início às ações integradas de combate à obesidade, doenças renais, saúde e nutrição, que acontecerão durante todo o mês de março nas unidades de saúde da família. A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (06) na USF Recanto dos Buritis, por ser uma das unidades que já desenvolve um trabalho específico sobre o tema. De acordo com a técnica em Sobrepeso e Obesidade da Semsa, Maria das Graças, cerca de 70 pessoas passaram pela unidade durante a atividade.
“Essa é uma ação integrada com o estado e a Fundação Hospitalar, Nós tivemos a Clínica dos Rins trazendo palestras e tivemos um bom público, como também a Sesacre está trabalhando com os nutricionistas e também solicitando os exames específicos para as pessoas prevenirem a questão renal”.
De acordo com o coordenador da unidade de saúde, Said Augusto Nascimento, após a triagem foram realizados atendimentos como aferição de pressão, teste de glicemia, índice de massa corporal, atendimento nutricional e, dependendo do grau, o encaminhamento ao médico.
“Nós aqui tivemos 3 ações em uma só, que é o Dia da Obesidade, Dia de Doenças Renais e também sobre a questão da pressão e diabetes. Nós temos um grupo hoje com 35 pacientes. Desde o ano passado a gente vem trabalhando esse grupo. Já tivemos pessoas que perderam peso e com isso eles melhoraram de saúde.”
A agente de saúde, Angelina Leite, mora no bairro há mais de 15 anos e é agente de saúde na unidade. Ela aproveitou a ação para verificar seu estado de saúde.
“É importante que as pessoas continuem se cuidando, vendo a glicemia, pressão, se está tudo normal, as pessoas devem se cuidar todos os dias. Aproveitei hoje também para participar da ação, verifiquei a minha pressão, glicemia, acompanhei também coma nutricionista, enfermeira, médico para verificar todos os exames, mas graças a Deus foi tudo muito bom.”
“O aconselhável é evitar ao máximo alimentos ultraprocessados. São alimentos ricos em calorias, em sódio, devemos evitar esses alimentos, tanto para quem está entrando no quadro de obesidade quanto para quem já está no quadro de obesidade. A gente prioriza sempre os alimentos in natura, ou minimamente processados, como base da alimentação", enfatizou Valéria Albuquerque, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Sesacre.