A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Gabinete Militar de Rio Branco e da superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), realizou no final da manhã desta segunda-feira, 13, uma ação de segurança, dentro do Terminal Urbano, objetivando conscientiza usuários do transporte coletivo de como proceder para evitar furtos e roubos dentro do terminal.
De acordo com o chefe do Gabinete Militar da prefeitura, coronel Ezequiel Bino apesar de todo policiamento disposto no local e em suas imediações, os crimes de roubo e furto ainda são registrados, sobretudo nos horários de pico dentro das dependências do Terminal.
"Temos policiamento dentro do Terminal, nas plataformas de embarque e desembarque e também no entorno, mas mesmo assim ainda são registrados ocorrências e para que tenhamos uma redução ainda mais significativa nesses tipos de crime estamos hoje aqui em parceria com agentes da RBtrans para orientarmos os usuários para que fiquem mais alerta com seus pertences", explicou coronel Bino, que destacou ainda que o alvo principal dos ladrões são mulheres e idosos de quem, comumente, subtraem celulares e violam bolsas.
Segundo Clientes Vilas Boas, diretor de transportes da RBTrans, diariamente mais de 40 mil pessoas acessam as dependências do Terminal Urbano, sendo os horários de pico a concentração maior do fluxo de passageiros, o que contribui para a ação dos criminosos.
"Estamos orientando os usuários para que tenham mais cuidado e atenção com seus pertences. Evitar deixar bolsas e mochilas nas costas, sempre que puder colocá-los na parte da frente e evitar ainda deixar celulares no bolso de trás da vestimenta. Hoje mais de 40 mil passageiros passam diariamente pelo Terminal, senso os horários de pico os preferidos pelos criminosos", afirmou o diretor da RBtrans.