..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeitura realiza semana de atendimento voltado à mulher na unidade de saúde do Tancredo Neves

Prefeitura realiza semana de atendimento voltado à mulher na unidade de saúde do Tancredo Neves

Numa realização da Prefeitura de Rio Branco, através da Secretaria Municipal de Saúde, foi efetivado esta semana na Unidade de Saúde da Família (USF), Platilde de Oliveira da Silva, bairro Tancredo Neves, uma série de serviços voltados para as mulheres, dentro da programação do Outubro Rosa (campanha anual realizada mundialmente no mês de outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama).

Tatiane Fernandes, coordenadora da USF, frisa que a ação está encaixada à preocupação da prefeita Socorro Neri de procurar sempre aperfeiçoar a prestação de serviços de saúde pública visando beneficiar principalmente a população de mais baixa renda. “A gente fez uma semana de atendimento voltado especificamente para à mulher”, destacou.

Segundo ela, foram ofertados atendimentos como: coleta de PCCU, coleta de mamografia, solicitação de ultrassonografia endovaginal, teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C, consultas de enfermagem, consultas médicas e atendimento odontológico, entre outras atividades em alusão a saúde da mulher. A USF também disponibilizou atendimento com a participação de psicólogas, fisioterapeutas e enfermeiros.

A enfermeira Glívia Torres, ao abordar o trabalho realizado pela USF falou sobre saúde mental da mulher no climatério e menopausa. Abordou problemas relacionados ao assoalho pélvico como envelhecimento, saúde mental no câncer oncológico e disse que a semana de atividades se encerra com uma oficina de pães caseiros, como opção de renda extra às participantes. “Vamos realizar um sorteio de brindes com todas as mulheres que participaram da semana de saúde”, disse.

Ana Flávia, psicóloga Clínica, especialista em Neuroaprendizagem, foi uma das convidadas a palestrar para o grupo de mulheres usuárias da Unidade de Saúde da Família Platilde de Oliveira da Silva. “O processo terapêutico é conciliado para qualquer idade, desde quando pequenininho, fase adulta até o envelhecimento. Tudo que você puder fazer para sua saúde mental vai te tornar uma pessoa melhor”, ponderou.

A dona de casa Juliane Silva de Araújo, compareceu a unidade de saúde para iniciar o pré-natal do segundo filho. Ela considera importante essa interação da comunidade com os profissionais da Secretaria de Municipal de Saúde, porque, segundo Juliane, se tiver alguma mudança no quadro de sua saúde da grávida ou do bebê a USF já encaminham para um atendimento mais avançado.

“Eu acho formidável poder fazer o pré-natal nessa unidade de saúde. Tenho recebido orientações excelentes, tem me ajudado muito”, ressaltou.