A Prefeitura de Rio Branco se prepara para revitalizar a sinalização viária de toda a cidade com a cor azul. A decisão, segundo o diretor de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans), João Marcos Luz, já foi tomada e começou a ser executada essa semana, com o início das ações da campanha Maio Amarelo.
De acordo com João Marcos, além das faixas de pedestre em azul, a cidade deve ter pintadas até as linhas de divisão das ruas. Essa decisão sobre a cor, destaca o diretor, é de gestão, e nada tem a ver com melhor designer ou visualização dos motoristas. Alega, ainda, que os juristas divergem no entendimento e que não há irregularidade nisso, conforme compreende a prefeitura.
“Vamos continuar pintando as faixas e as linhas divisórias de pistas. A revitalização será total, inclusive de placas. Ainda estamos entrando no verão e nós vamos iniciar esse trabalho. O CTB diz que a faixa é branca, e o fundo está azul. Essa foi uma decisão de gestão: poderia ter sido de outra cor, ou até amarela. Mas foi uma decisão de gestão [que se pintasse de azul]”, pontua.
Luz explica que o intuito é reduzir o número de acidentes, os quais, segundo relatório do Detran, 80% se dão pela infração às regras de transito, e outros 20% em razão da falta de sinalização. “Quero falar desse trabalho de revitalizar e o objetivo disse é evitar acidentes. Muitos acidentes ocorrem por falta de sinalização”, justifica o diretor.